A Rota da Cozinha Alentejana

Beja - Beja
Praça da República, 12Beja

Informação

O Alentejo já foi uma grande região de trigo. Nos montados de sobreiros e oliveiras, grandes varas de porcos pastavam na planície. Por isso, pão, porco e azeite são a base duma das mais saborosas cozinhas de Portugal, que as ervas perfumam com aromas de campo.

A sopa é prato principal, e pode ser fria no gaspacho, mas o pão é obrigatório na sopa de cação, de bacalhau ou de tomate com linguiça. E continua nas migas que acompanham o porco, no ensopado de borrego ou na simples açorda alentejana.

Prove estas iguarias em qualquer restaurante de Estremoz, Évora ou Beja, ou um prato de caça, muito típico também da culinária do Alentejo, e terá um verdadeiro momento de prazer!

Como não pode perder os queijos e a doçaria conventual... Nos queijos são muito reputados os de Nisa, de Serpa e Évora, momento certo para provar um tinto de Borba, Redondo, Reguengos ou Vidigueira. Nos doces... Bem, havia muitos conventos no Alentejo e o labor das monjas, juntando ovos com açúcar e amêndoa, resultava em verdadeiros pecados de boca!


Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Beja

Cidade Online

Escolha o Idioma