A Rota das Barragens no Alentejo

Alentejo - Odemira
Vários LocaisAlentejo Telef: 283 320 900

Informação

Fulcrais para o desenvolvimento do regadio e para o abastecimento das povoações, as barragens constituem lugares privilegiados para desfrutar da natureza, para a observação da flora e fauna ou para a prática de desportos aquáticos.

Com o Alqueva, o Alentejo ganhou o maior lago artificial da Europa, mas muitas outras barragens se impõem como cenários idílicos para umas férias tranquilas.

Pode observar patos selvagens e outras aves aquáticas nas barragens do Caia ou do Roxo ou esquecer o resto do mundo no Maranhão e saborear a sensação de isolamento que os montes circundantes, com pinheiros e eucaliptos, provocam.

Pode banhar-se na praia fluvial de Odivelas ou da Tapada Grande, passear de barco na barragem do Alvito, fazer um piquenique em Pêgo do Altar ou pescar calmamente na extensa albufeira de Santa Clara, cujas margens alternam entre campos de trigo e densos arvoredos. Ou ouvir apenas o chilrear dos pássaros no meio do silêncio da barragem do Vale do Gaio.

Para a canoagem ou na pesca desportiva, as albufeiras alentejanas proporcionam excelentes condições para praticar desportos náuticos. Montargil é óptimo para windsurf ou ski aquático. Divor, Vigia e Montenovo, na proximidade de Évora, justificam também o tempo que a elas consagrar.

Deixe-se cativar pelo turismo rural e repouse uns dias, apreciando os prazeres da vida simples do campo e contemplando a natureza em todo o seu esplendor nos pequenos paraísos das albufeiras alentejanas.

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Alentejo

Cidade Online

Escolha o Idioma