Aeroporto de Lisboa, Porto, Faro e Ponta Delgada entre os melhores da Europa

Informação

A Organização Internacional de Aeroportos (ACI Europe) colocou o Aeroporto de Lisboa,  Francisco Sá Carneiro , Faro e Ponta Delgada na lista dos melhores do continente europeu. A edição deste ano trouxe uma nova categoria e destacou os equipamentos que melhor adotaram medidas de higienização face à Covid-19. 

A distinção para “Best Airport” é feita de acordo com a dimensão na região europeia dos aeroportos, tendo Aeroporto do Porto dividido o prémio com o Aeroporto de Faro no escalão entre 5 e 15 milhões de passageiros.

Já o “Hygiene Award” é uma novidade nesta edição e o objetivo é reconhecer a capacidade dos aeroportos garantirem ambientes higienizados e seguros e a manutenção das medidas necessárias para responder às necessidades e expectativas dos passageiros.

Para o diretor-geral da ACI World, Luís Felipe de Oliveira, “os prémios demonstram o foco dos aeroportos vencedores em oferecer experiências de excelência, destacando-os como exemplares”.

Também Thierry Liggonière, diretor da ANA Aeroportos de Portugal, salienta a importância deste reconhecimento. “Num ano de incertezas, as nossas equipas têm demonstrado empenho e resiliência. Fomos capazes de nos reinventar, adaptar e inovar, assegurar a proteção de todos, para todos”.

O responsável acredita que “estes prémios indicam-nos que estamos no caminho certo para a retoma do mercado da aviação, com a confiança necessária na nova experiência do passageiro”.

Outros aeroportos nacionais foram distinguidos pela ACI Europe: Lisboa venceu como melhor aeroporto na categoria de 25 a 40 milhões de passageiros, e Ponta Delgada na dimensão abaixo dos dois milhões. E, além disso viram os seus equipamentos distinguidos com o “Best Hygiene Measures”.

Os prémios da Organização Internacional de Aeroportos reconhecem os equipamentos europeus todos os anos, procurando exemplos de excelência na contínua aposta na experiência e segurança dos passageiros desta vez também no contexto da pandemia Covid-19. Os prémios ACI foram atribuídos no âmbito do programa internacional ASQ, Qualidade dos Serviços Aeroportuários, que mede a satisfação global dos passageiros face aos serviços e produtos oferecidos. Esta não é a primeira vez que o Aeroporto Francisco Sá Carneiro está entre os melhores da Europa.

Recorde-se que o Airports Council International é a única associação profissional mundial de operadores de aeroportos. O ACI Europe representa mais de 500 aeroportos de 45 países, responsáveis por mais 90 por cento do tráfego aéreo comercial na Europa e pela movimentação de mais de 1,9 mil milhões de passageiros anualmente.

Leia Também

publicado 03/03/2021

Cidade Online

Escolha o Idioma