Artigo já terminou no dia 16/03/2019
14 Mar 2019 » 16 Mar 2019

Alain Platel & Fabrizio Cassol - Requiem por L. de Mozart

Lisboa, Culturgest - Lisboa
R. Arco do Cego, 50Lisboa, Culturgest
Site

Informação

Nos dias 14, 15 e 16 de março, o coreógrafo Alain Platel junta-se ao compositor Fabrizio Cassol para apresentar no palco da Culturgest 14 músicos africanos e europeus numa reinterpretação da obra Requiem pour L., de Mozart. 
 
Alain Platel (1956) é coreógrafo e diretor autodidata, fundador da companhia de dança les ballets C de la B. Desenvolveu diversos espetáculos e colaborações ao longo dos anos, que lhe garantiram um enorme alcance internacional e notoriedade. 
Fabrizio Cassol é compositor e trabalhou com vários diretores e coreógrafos de renome durante o seu percurso enquanto autor.  Anteriormente, colaborou com Alain Platel noutras peças e reinterpretou algumas obras de compositores clássicos, como Vsprs (Monteverdi), Pitié! (Bach) e Macbeth (Verdi).  

Cassol compôs este Requiem por L., de Mozart, que representa o seu empreendimento musical mais audaz de sempre, devido ao do perfecionismo e magistralidade associados a esta obra.  O compositor reinventa esta obra a partir das suas próprias influências musicais, marcadas pelo jazz, a opera e a musica africana popular. Os instrumentos de orquestra são substituídos por guitarras elétricas, mbira, piano, tuba, percussão, acordeão (tocado pelo português João Barradas) e os grandes coros fragmentam-se em duetos e trios. Esta obra clássica de Mozart é regenerada e ganha, assim, uma nova dimensão que parece situar-se entre a música africana e ocidental.  

Ao nível teatral, Alain Platel e o grupo procuram transpor visual e fisicamente as imagens e associações evocadas pelo Requiem. A energia exuberante da música tocada em palco, contrasta com um vídeo a preto e branco de uma mulher que morre, dominando a cena como um memento mori. Em conjunto, as imagens e a música, originam uma nova experiência numa espécie de celebração da morte e da vida.  

Neste espetáculo, Alain Platel e Fabrizio Cassol encontram-se por meio de um misto de culturas, como forma de representação de um novo universo, numa união entre o ocidente e o africano, o clássico e o contemporâneo.  

Dias 14 e 15 às 21h00, dia 16 às 19h00
 
Os bilhetes custam entre 9€ (com desconto) a 18€ e estão à venda nas bilheteiras da Culturgest e online. 

Experiências inesquecíveis

publicado 14/02/2019

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma