28 Nov 2020 » 13 Dez 2020

Alcântara dos Palácios | passeio

Lisboa, Alcântara - Lisboa
AlcântaraLisboa, Alcântara
Site Clique para ver Bilhetes

Informação

A LisbonWeek regressa à cidade de Lisboa com uma programação alargada a cinco meses. O formato desta edição é adaptado às condições sanitárias atuais, com visitas e eventos pensados para pequenos grupos e uma oferta alargada de conteúdos digitais, com transmissão de eventos em livestreaming, pod casts e entrevistas disponibilizadas no site e nas redes sociais da plataforma. Alcântara é o território

Antigo território de quintas e casas de campo aristocráticas, Alcântara foi progressivamente urbanizada ao longo de séculos, mas daqueles tempos de lazer e veraneio restam ainda algumas joias arquitetónicas que vão estar de portas abertas ao público em dois fins-de-semana. A LisbonWeek prossegue o seu trabalho de divulgação da cidade, nesta edição num formato especial que permite conhecer Alcântara com todas as precauções de segurança sanitária asseguradas.

Nos dias 28 e 29 o percurso faz-se entre o Palácio Valle Flor e a Capela de Santo Amaro. O Palácio Valle Flor, levantado no final do século XIX, nos limites da cidade, é o exemplo acabado da arquitetura ao serviço da mensagem. O recém nobilitado Marquês de Valle Flor ergue um Palácio que demonstra a riqueza conseguida nas colónias e recheia o seu interior de vários estilos – do asiático ao francês – para sugerir uma mais velha antiguidade dos pergaminhos da família. 

A visita, que será feita com um audioguia por pessoa, prossegue depois pelas ruas do Alto se Santo Amaro, apreciando outras fachadas imponentes, que foram palco da história da cidade. A Capela de Santo Amaro é o culminar do passeio. Na estrutura religiosa circular erguida no século XVI é possível ver os vestígios das romarias e no seu interior, os azulejos testemunham o tempo em que a propósito de maleitas dos braços e das pernas se encomendavam a Santo Amaro as melhoras.

Esta visita tem um extra: no terreiro da Capela de Santo Amaro, Fernanda Lamelas vai dar aulas de ilustração em aguarela, tendo com motivo de mimese os azulejos oitocentistas da capela. Os visitantes poderão assim levar para casa uma recordação, feita pelas próprias mãos.

A Junqueira e os seus Palácios será o território do segundo fim-de-semana dedicado à Alcântara aristocrática, nos dias 12 e 13 de dezembro. A visita decorre entre o Arquivo Histórico Ultramarino - erigido no século XVI pelos Condes da Ega, provavelmente como grande casa de campo e transformada no século XVIII – passando depois pelo Convento da Quietação e pelo exterior do Palácio Sabugosa, que fez mudar o trajeto original da Ponte 25 de Abril. A visita termina no Palacete Burnay onde estará patente a exposição Garden Party, composta de fotografias editadas em vídeo e duas peças do Museu do Traje relativas ao período do século XIX. Para abranger um território tão lato esta visita será feita em tuk-tuk.

28 e 29 de novembro

Do Valle Flor à Capela de St Amaro

Visita Cultural com Audio Guide

Conheça as histórias do Palácio Valle Flôr com visita guiada em audioguide ao seu interior, seguida de passeio até à Capela de Santo Amaro, com visita ao interior e subida à cúpula. Termine a visita e faça uma aguarela dos azulejos da Capela com Fernanda Lamelas. 

Duração de 1.30h

Partidas às 11.00 - 11.10 - 11.20 - 11.30

Preço : 10 €

Grupos de 5 pax, ou os permitidos pelo SNS à data do evento, em Audio Guide em Português

12 e 13 de dezembro

A Junqueira e os seus Palácios

Visita Cultural de Tuk Tuk em Audio Guide

Ponto de partida no Arquivo Histórico Ultramarino, visita ao interior do Palácio da Ega, Palácio Burnay, Convento da Quietação. Ao longo do trajeto e em audioguide se contará muitas histórias da Junqueira Palaciana, como a do Palácio Sabugosa, que mudou a ponte de rumo. Termine a visita no Palacete Burnay onde estará a exposição "Garden Party". 

Duração de 2.00h

Partidas às 11.00 

Preço : 20 €

Lotação de 4 pax máximo por Tuk Tuk, em Audio Guide em Português

Clique para ver Bilhetes

Leia Também

publicado 16/11/2020

Mapa

Lisboa, Alcântara
28 Nov 2020 » 13 Dez 2020

Cidade Online

Escolha o Idioma