Centro Interpretativo da Batalha de Aljubarrota
Informação
O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota é um projecto que inclui a remodelação quase total do antigo Museu Militar de São Jorge, instalado no Campo de São Jorge, onde se travou a Batalha de Aljubarrota, entre portugueses e castelhanos, em 14 de Agosto de 1385.
Desde que em 2002 se iniciou o processo de recuperação e valorização do campo de São Jorge, a Fundação Batalha de Aljubarrota verificou que o elemento decisivo era a criação de um Centro de Interpretação que apresentasse a Batalha de Aljubarrota ao público de uma forma rigorosa, instrutiva e cativante.
Foi assim possível, através do diálogo com os Ministérios da Cultura e da Defesa Nacional, transformar o antigo Museu Militar no Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota. Um projecto inovador que, tirando partido das novas tecnologias, relança este conjunto patrimonial e a vivência que podemos ter dele.
Serviços educativos, que "transportarão" os visitantes para outros temas da época medieval, um restaurante e uma loja completam o Centro de Interpretação, cujo espaço envolvente, o palco da Batalha de Aljubarrota, poderá igualmente ser fruído pelo visitante.
O Centro de Interpretação da Batalha de Aljubarrota está localizado na povoação de São Jorge, freguesia de Calvaria de Cima, concelho de Porto de Mós, distrito de Leiria.