Almada lança Plano de Emergência Social

Almada
AlmadaAlmada

Informação

A Câmara Municipal de Almada lança o Plano de Emergência Social Covid-19, para garantir o acesso a bens e serviços de primeira necessidade.

O Plano Municipal de Emergência Social Covid-19 tem como objetivo minimizar os impactos sociais e económicos, inerentes a esta situação excecional, e reduzir a exposição da população mais vulnerável, garantindo o acesso a bens e serviços de primeira necessidade, a idosos e outros grupos de risco, através de uma rede de apoio domiciliária. 

A quem se destina

O Plano de Emergência Social tem como público-alvo todas as pessoas que, independentemente da sua condição financeira, estão em quarentena ou isolamento, a quem foi imposto o dever especial de proteção, que são grupo de risco e não dispõem de rede de suporte. Paralelamente, serão integradas as situações sinalizadas pelas entidades sociais e de saúde. 

Linha verde de Emergência Social

A Câmara Municipal de Almada (CMA) criou o número verde 800 10 20 40 que estará disponível todos os dias úteis, das 9h às 19h, e ao fim de semana, entre as 9h e as 14h. As chamadas serão analisadas pela equipa da CMA que depois reencaminhará para o respetivo serviço de forma a operacionalizar o pedido.

Bens e serviços que serão disponibilizados

Refeições confecionadas

Cabazes de alimentos: cereais, fruta, produtos lácteos, legumes, leguminosas, entre outros

Medicamentos de primeira necessidade

Dogwalking - passeio de animais domésticos 

Apoio psicológico à distância

 Para a implementação do Plano de Emergência Social, a CMA estabeleceu parcerias com as seguintes entidades parceiras:

Agrupamento de Centros de Saúde (ACES) Almada/Seixal

Hospital Garcia de Orta

Santa Casa da Misericórdia de Almada

Centro Paroquial Nossa Senhora da Conceição (Costa da Caparica)

Uniões/Junta de Freguesia do Concelho de Almada

Provedor Municipal dos Animais

Leia Também

publicado 24/03/2020

Mapa

Almada

Cidade Online

Escolha o Idioma