15 Mai 2025 » 29 Jun 2025

“Amanhã Hoje” Bienal Fotografia do Porto '25

Jardim da Cordoaria, Porto - Porto
Campo dos Mártires da Pátria, 4050 PortoJardim da Cordoaria, Porto
Site

Informação

publicado 13/05/2025

A 4.ª edição da Bienal Fotografia do Porto arranca esta quinta-feira dia 15 de maio no Jardim da Cordoaria, e prolonga-se até 29 de junho. O evento, com entrada gratuita, inaugura com três dias de visitas a exposições orientadas por curadores e artistas em espaços como o Centro Português de Fotografia, Reitoria da Universidade do Porto, Casa do Infante ou Estação de Metro de São Bento, entre outros. 

“Amanhã Hoje” é o tema da 4.ª edição da Bienal Fotografia do Porto, que desafiou 14 curadores e 51 artistas nacionais e internacionais a imaginar um mundo mais regenerativo e interdependente, convocando práticas artísticas e colaborativas que interrogam o tempo presente e ensaiam futuros possíveis.  

A abertura oficial acontece no dia 15 de maio, quinta-feira, pelas 16h00, junto ao coreto do Jardim da Cordoaria, um ponto de encontro onde os co-diretores artísticos Jayne Dyer e Virgílio Ferreira darão as boas-vindas a mais uma edição do evento, marcado por três dias com visitas com curadores e artistas. Pelas 17h00, realiza-se uma visita à exposição Luminófilos [Lightseekers], com o curador Sergio Valenzuela-Escobedo, os artistas Christo Geoghegan, Hoda Afshar, Pariacaca (Prin Rodríguez e Fernando Criollo) e Smith, e o curador convidado Thyago Nogueira, do Instituto Moreira Salles.

A viagem do primeiro dia segue para a Casa Comum, na Reitoria da Universidade do Porto, com a visita à exposição Laços que Unem, que reúne obras de oito artistas internacionais – selecionados para a exposição anual da Futures –, e explora e desafia as redes de interdependências e ligações entre diferentes – sociais, naturais, científicas – às quais pertencemos. 

No dia seguinte, sexta-feira, as visitas por curadores e artistas prosseguem em espaços como o Centro de Cultura Politécnico do Porto, com a exposição In Your Head: Trabalhos—Conceitos—Processos; a Fundação Marques da Silva, com o trabalho coletivo intitulado A Extraterritorialidade da Toxicidade, desenvolvido no Douro por um grupo de estudantes da Royal College of Art; a Casa do Infante, onde o artista Carlos Trancoso apresentará Urbanário; ou a Estação de Metro de S. Bento, com a exposição Rizomas, assinada pela artista Joana Dionísio, e com design expositivo de Nuno Pimenta. Ao final da tarde, é tempo de conhecer Estudos do Futuro, de Luca Locatelli, na Leica Store & Gallery, ou  Peles De Imagem, Espelhos Luminosos, da artista Sofia Borges, patente no Pavilhão de Exposições da Faculdade de Belas-Artes da Universidade do Porto. 

O sábado, 17 de maio, marca o último dia do arranque desta edição da Bienal’25 Fotografia Porto, com visitas às exposições Práticas de um Arquivo Vivo & Um Lago Acima do Deserto, com os artistas Catarina Braga e Gonçalo C. Silva, ambas na Galeria da Biodiversidade; Estruturas Abertas, com a artista Sara Orsi e o comissário Paulo Moreira, no Canal 180; Choques no Céu, da artista Kathrin Stumreich, no espaço da companhia Mala Voadora; e Não Vejo Cor, com a presença do curador Rui Mascarenhas e do artista Odair Rocha Monteiro.

 O programa da Bienal organiza-se em torno de quatro plataformas interligadas – CONECTAR  SUSTENTAR, VIVIFICAR e EXPANDIR – que operam como zonas de ensaio para projetos expositivos, residências artísticas, investigações colaborativas e processos de mediação territorial. Através destas plataformas, a Bienal acolhe práticas que atravessam territórios urbanos e rurais, comunidades locais e redes internacionais, promovendo modos plurais de relação entre imagem, ecologia, tecnologia, afeto e memória. Entre gestos de escuta, dispositivos especulativos e pedagogias situadas, a Bienal’25 constrói um presente atento, consciente e comprometido com o que ainda está por vir.

 A Bienal Fotografia do Porto é organizada e produzida pela Ci.CLO e financiada pela Direção-Geral das Artes e pela Câmara Municipal do Porto, com o apoio mecenático do Banco BPI e da Fundação ”la Caixa”, com o apoio institucional da Comissão Nacional da UNESCO e uma rede de vários parceiros estratégicos a nível nacional e internacional, nomeadamente o Instituto Moreira Salles, Institut Français, FUTURES European Platform, Royal College of Art, Klima Biennale Wien, Universidade do Porto, Universidade de Trás-os-Montes, entre outros.

Mais informação e programação completa em: www.bienalfotografiaporto.pt 


Quer receber mais sugestões como esta no seu e-mail?

Receba as Novidades do oGuia no seu e-mail

Leia Também

Mapa

Jardim da Cordoaria, Porto
15 Mai 2025 » 29 Jun 2025

Cidade Online

Escolha o Idioma

Newsletter