App recria roteiro de Hans Christian Andersen por Sintra

Sintra - Sintra
Rua Bernardo Ribeiro Sintra

Informação

A Embaixada da Dinamarca lançou esta sexta-feira a aplicação “Lembro-me® da beleza de Sintra”, baseada nas experiências de Hans Christian Andersen durante a sua estadia em Sintra, em 1866.

O lançamento da aplicação teve lugar cativo, como não poderia deixar de ser, em Sintra. A caminhada com inicio na Fonte da Sabuga e término no Largo D. Fernando II, em São Pedro de Sintra, foi seguida de uma cerimónia que teve lugar no Mont Fleuri.

A cerimónia contou com a presença do presidente da autarquia de Sintra, Basílio Horta, da Embaixadora da Dinamarca, Maria Nilaus Tarp e do responsável pelo projeto, Hans Sydow.

Durante a apresentação, Maria Nilaus Tarp, referiu que “Hans Christian Andersen era fascinado pelo futuro e pelas tecnologias do futuro e com certeza estaria feliz com esta aplicação”, não deixando de sublinhar a semelhança entre a beleza de Sintra descrita pelo autor no passado e a que se pode observar no presente.

“Lembro-me® da beleza de Sintra” é um roteiro único sobre a estadia do escritor de histórias infantis e poeta dinamarquês, passando por locais emblemáticos, como a casa onde viveu, e os locais por onde passou.

A caminhada teve início na Fonte da Sabuga ao som de “Lembro-me® da beleza de Sintra”.

Este roteiro, pode ser realizado a pé, a partir da Fonte da Sabuga subindo a Calçada dos Clérigos em direção à Igreja de Santa Maria e que termina perto da Igreja de São Pedro, passando pela casa da família O'Neill, onde Hans Christian Andersen ficou como hóspede.

Há 150 anos Hans Christian Andersen visitou Portugal e apaixonou-se pelo país e pelo seu povo, descrevendo o seu percurso no livro “Uma visita a Portugal 1866”. Hans Christian Andersen foi um escritor e poeta dinamarquês de histórias infantis. 

O que há de único no livro de Andersen e sobretudo nas suas descrições da antiga cidade real de Sintra, hoje Património Mundial da Unesco, é que a vila ainda se parece com o lugar que Andersen visitou e sobre o qual escreveu.

O diário de viagem de Hans Christian Andersen em Sintra ganha agora uma nova vida, num outro formato, ao recontar trechos selecionados no passeio sonoro do compositor dinamarquês Hans Sydow: Jeg kan huske® Sintras dejlighed / Lembro-me® da beleza de Sintra / I remember® Sintra's beauty.

Com a aplicação LYDLANDKORT, o visitante pode ouvir as histórias associadas ao local por onde passou Hans Christian Andersen. O GPS do telefone deteta onde estamos e reproduz os sons e histórias associadas ao lugar.

A aplicação, disponível em português, inglês e dinamarquês é produzida por RESONANCE.DK em cooperação com a Embaixada da Dinamarca em Portugal e com apoio financeiro da Danish Arts Foundation, Autorkontoen e DJBFA.

A aplicação está disponível para Android e IOS.

Saiba mais AQUI.

Leia Também

publicado 26/10/2021

Mapa

Sintra

Cidade Online

Escolha o Idioma