Artigo já terminou no dia 21/02/2019
21 Fev 2019 - 18:00

Arte & Ecologia | Aulas Abertas 2019

Rua de Diogo Botelho, 1327 - Porto
Rua de Diogo Botelho 1327, Porto, Portugal(Rua de Diogo Botelho, 1327)
Site

Informação

21 FEVEREIRO | 18h00 | Arte e Censura

Partimos da observação de uma realidade indiscutível: o nosso mundo vive num momento crítico de ameaça aos ecossistemas. A proposta é, assim, discutir as diferentes modalidades em que práticas, discursos e pesquisas artísticas refletem uma consciência crítica do modo como o planeta está a ser alterado, destruído e extinto através da ação civilizacional humana. Para além desta proposta de discussão, estas Aulas Abertas apresentarão ainda artistas ou cineastas que estarão na Escola das Artes a apresentar os seus mais recentes trabalhos.

Em 2017, Luíz Camillo Osório viu a exposição Panorama de Arte Brasileira no Museu de Arte Moderna de São Paulo, da qual era curador, envolta em polémica, quando a obra performativa “La Bête” se tornou alvo de movimentos conservadores, secundados por uma condenação do prefeito de São Paulo e até por uma investigação do Ministério Público. Esta é a problemática a partir da qual o curador falará sobre “Arte e censura em nossos tempos sombrios” no dia 21 de fevereiro às 18 horas na Escola das Artes da Católica do Porto, no contexto do programa de aulas abertas “Arte&Ecologia”.

O programa interdisciplinar proposto a partir dos temas da Arte e da Ecologia estende-se a diversos domínios da experiência humana, encetando o diálogo e convergência entre disciplinas para uma compreensão mais completa possível dos desafios da atualidade. Nesta sessão, irá debater-se o recrudescimento da censura no meio artístico como um fenómeno generalizado e que acompanha o crescimento da intolerância diante do diferente e da perseguição às minorias. Luíz Camillo Osório falará também da forma como a arte expõe as tensões latentes na sociedade e traz à tona os impasses da democracia contemporânea.

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais

Cidade Online

Escolha o Idioma