Artes e ciências experimentais vão às escolas em Setúbal

Setúbal
Setúbal

Informação

Atividades de experimentação científica para crianças, a par de formações de capacitação de educadores e professores, integram o leque de ações a decorrer em Setúbal no âmbito de uma iniciativa municipal de educação pelas artes e ciências experimentais.

As ações, dinamizadas durante o ano letivo 2020/21, são enquadradas no programa “Setúbal, um mundo de desafios – Programa Municipal de Educação pela Arte e pelas Ciências Experimentais”, o qual resulta de uma parceria estabelecida entre o município e a Ciência Viva – Agência Nacional para a Cultura Cientifica e Tecnológica.

Este programa municipal, que até janeiro deste ano já envolveu mais de um milhar e meio de alunos do pré-escolar e do ensino básico, está centrado na promoção do ensino experimental das ciências e no desenvolvimento das competências nos domínios das ciências e tecnologias das crianças.

O projeto educativo em curso tem ainda prevista a realização de mais de seis centenas de atividades experimentais até ao final do presente ano letivo, as quais focam temáticas distintas, como astronomia, matemática, biologia, física e química, assim como gastronomia e saúde.

Além das crianças, os educadores e os professores de jardins de infância e escolas de 1.º ciclo públicas também beneficiam deste programa, o qual possibilita o desenvolvimento de aptidões cientifico-didáticas com especialistas destas áreas, durante as atividades em sala de aula.

No que respeita aos educadores e professores, o centro formativo da Ciência Viva disponibiliza ações de capacitação com recurso à metodologia de Inquiry-Based Science Education, o qual enfatiza a curiosidade e a observação, seguidas da resolução de problemas e de experimentação.

A oferta formativa para o ano letivo 2020/21 integra ações de curta duração sobre biodiversidade animal e estratégias para a promoção da literacia em saúde, assim como cursos impulsionadores da utilização de livros enquanto pontos de partida para a exploração prática das ciências.

Leia Também

publicado 02/03/2021

Mapa

Cidade Online

Escolha o Idioma