Barlos regressa a Barcelos
Informação
O Barlos está de regresso. Dia 23 de setembro Barcelos volta a ser palco para um evento que pretende abrir novos diálogos entre o artesanato local e as linguagens artísticas contemporâneas. O programa inclui música, residências de criação, exposições, conversas, oficinas, performances, refeições temáticas, uma caminhada e uma feira.
Entre os nomes confirmados há concerto dos barcelenses Glockenwise, que editaram recentemente o seu quinto álbum de originais Gótico Português, uma estreia por terra minhotas para os franceses Société Etrange, e as incursões pelo cancioneiro tradicional raiano das Soalhas. Haverá ainda espaço para o clubbing com duas propostas no feminino: King Kami e Patrícia Brito.
Propondo novas interpretações sobre o trabalho dos agentes locais, o Barlos organizará três residências de criação. Com mentoria de André Simão (Sensible Soccers, La la la Ressonance, Evols) e Nuno Areia (Coro de Câmara de Barcelos, Orquestra Barcina), a Banda Plástica de Barcelos e o Coro Órfeão de Barcelos desenvolverão um espetáculo original. O oleiro João Lourenço trabalhará em contexto de residência artística com Inês Tartaruga Água e Xavier Paes, o que resultará numa apresentação pela dupla de artistas multidisciplinares no dia do evento. Catarina Bessa Lucas e Joana Patrão mostrarão no Barlos os resultados da sua residência no laboratório experimental de cinema de 16 mm promovido pela Casa do Xisto, no qual puderam contactar com o ambiente etnográfico rural da região minhota.
No plano das oficinas, o Barlos propõe dois momentos de contato com duas figuras ímpares da cerâmica Barcelense: António Ramalho e Prazeres Côta. A primeira terá lugar a dia 16 de setembro, para que as peças produzidas possam ser cozidas no dia do evento e trazidas para casa pelos participantes. A segunda terá lugar no dia 23 de setembro e será focada nas técnicas de pintura de figurado. Ambas as oficinas têm lotação limitada, implicando inscrição.