31 Mai 2021

Bienal de Ilustração de Guimarães quer premiar ilustradores em 2021

Guimarães
Guimarães
Site

Informação

Estão abertas as inscrições para o Prémio Nacional BIG 2021, no contexto da 3ª edição da Bienal de Ilustração de Guimarães, que foi apresentada esta segunda-feira em conferência via zoom. Serão atribuídos os prémios Grande Prémio BIG no valor de cinco mil euros, Prémio BIG Revelação no valor de mil euros e cinco Prémios BIG Aquisição no valor quinhentos euros cada.

As inscrições podem ser formalizadas por artistas que desenvolvem a sua atividade profissional nas áreas da ilustração de imprensa, de livros e de cartazes culturais até 31 de maio de 2021. A informação para o procedimento de inscrição e consulta do regulamento está disponível no site https://big.guimaraes.pt.

O diretor artístico da BIG, Tiago Manuel, anunciou ainda que o Prémio Carreira BIG será atribuído a Cristina Reis, cenógrafa e figurinista no Teatro da Cornucópia. “Este prémio visa premiar pessoas e artistas que tiveram uma obra marcante, mas transversal a vários saberes. Esta é a altura de homenagear esta grande artista, Cristina Reis”, salientou Tiago Manuel, apontando o exemplo de Guimarães que dedica esta edição às mulheres. Será editada uma versão ilustrada inteiramente por mulheres d’ Os Lusíadas, com a Direção Literária da Professora Rita Marnoto. Neste contexto será promovida uma exposição das ilustrações originais realizadas para este propósito e que terá a curadoria do artista plástico António Gonçalves.

A vice-presidente da Câmara de Guimarães, Adelina Pinto, sublinhou “a forte presença do feminino nesta bienal” bem como a sua “perspetiva educativa” pela ação de “levar a arte às escolas na vertente da ilustração”, num tempo em que Guimarães “dá o exemplo de uma perspetiva cultural numa nova normalidade”.

A BIG é uma iniciativa da Câmara Municipal de Guimarães, a decorrer entre os dias 23 de outubro e 31 de dezembro de 2021, com a organização da cooperativa MOTOR - Produção Cultural, sob a direção Artística do artista plástico Tiago Manuel e Rui Bandeira Ramos assume a Direção Técnica.

A programação da 3.ª edição da BIG estender-se-á a vários espaços em Guimarães, com intervenção pública na área do Bairro C, e promoverá diversas ações que contemplam exposições, oficinas e um ciclo de palestras A Teia da Ilustração, em torno da ilustração. O Centro para os Assuntos da Arte e Arquitetura (CAAA), irá receber uma exposição de André Letria, autor do desenho do cartaz da BIG 2021 e vencedor do Grande Prémio BIG 2019.

A Teia da Ilustração, ciclo de palestras dedicadas à ilustração e destinadas ao público em geral, alunos do ensino secundário e universitário e artistas interessados, contará com as intervenções de Sérgio Godinho (poeta, compositor e intérprete), Sara Figueiredo Costa (jornalista freelancer e crítica literária) e João Ramalho Santos (coordenador do Centro de Neurociências e Biologia Celular da Universidade de Coimbra e crítico literário de ilustração e banda desenhada).

A programação da BIG – Bienal de Ilustração de Guimarães estender-se-á a vários espaços e promoverá diversas ações que contemplam exposições, oficinas e um ciclo de palestras A Teia da Ilustração, em torno da ilustração.

Terão lugar ainda várias Oficinas de Ilustração, orientadas para as escolas do concelho de Guimarães.

Leia Também

publicado 02/03/2021

Mapa


31 Mai 2021

Cidade Online

Escolha o Idioma