Braga abre Gabinete Municipal de Saúde

Braga
R. Prof. Machado Vilela

Informação

A Câmara de Braga acaba de abrir o seu Gabinete Municipal de Saúde. Este espaço, situado no Shopping Santa Tecla, na Rua Professor Machado Vilela, vai agregar os inúmeros projetos que o Município desenvolve na área da saúde e bem-estar.

Nesta primeira fase, o espaço tem em funcionamento o Centro de Apoio à Saúde Oral do ‘Braga a Sorrir’, um programa que tem permitido recuperar o sorriso a muitos bracarenses, que de outra forma não teriam acesso a cuidados de saúde oral. No Gabinete Municipal de Saúde está também instalado o Centro de Medicina Desportiva de Braga (CMDB) mas que, neste momento, se encontra com a atividade suspensa devido ao Estado de Emergência em vigor.

Para a vice-presidente da Câmara Municipal de Braga, Sameiro Araújo, esta é mais uma resposta de proximidade a todos os munícipes na área da saúde e bem-estar. “Nos últimos anos, o Município tem vindo a promover o acesso generalizado à saúde, através de programas que têm como objetivo possibilitar, por um lado, o acesso das populações mais desfavorecidas e, por outro, promover hábitos de vida saudáveis”, refere Sameiro Araújo que tutela o pelouro do Desporto, Juventude, Saúde e Bem-Estar.

A vice-presidente da Autarquia salienta que, no futuro próximo, o objetivo passa por instalar outros programas e projetos neste Gabinete, nomeadamente na área da nutrição e da psicologia, prescrição de exercício, entre outros que oportunamente poderão também desencadear respostas junto dos munícipes.

A Autarquia Bracarense possui diversos programas e projectos na área da saúde e bem-estar dos quais se destacam o ‘Braga a Sorrir’, o Apoio à Vacinação Infantil, o Pulsar – Programa de Atividade Física para Doentes Oncológicos, o Centro de Medicina Desportiva de Braga, o programa de Hidroterapia, o ‘Mexe-te Braga’, o Programa Municipal de Combate à Obesidade e o ‘Diabetes em Movimento’.

A estes projetos acresce o Plano Municipal de Saúde, que se encontra em fase de conclusão e que irá contribuir para a definição de políticas municipais ao nível da promoção de saúde e da prevenção da doença.

De referir ainda que o Município de Braga integra a Rede Portuguesa de Municípios Saudáveis e a Rede Europeia das Cidades Saudáveis da Organização Mundial de Saúde.

O Gabinete Municipal de Saúde vai funcionar às segundas, quartas e sextas-feiras, das 09h00 às 18h00, e às terças e quintas-feiras, das 09h00 às 21h30 (neste momento, face à suspensão da medicina desportiva, o espaço encerra às 18h00).

Os interessados podem contactar o Gabinete Municipal de Saúde através do número 253 277 099 ou do e-mail: gab.saude@cm-braga.pt.

Leia Também

publicado 01/02/2021

Mapa

Cidade Online

Escolha o Idioma