11 Jun 2021 » 03 Jul 2021

Câmara de Almada relança Festival de Música dos Capuchos

Convento dos Capuchos, Almada - Almada
R. Lourenço Pires de Távora 41, 2825-041 CaparicaConvento dos Capuchos, Almada
Site Clique para ver Bilhetes

Informação

Está de regresso o Festival de Música dos Capuchos. No emblemático cenário do Convento dos Capuchos, na Caparica, “Cinco Séculos de História e Cinco Séculos de Música” será o conceito programático que inspira este reencontro. 

A edição 2021, cuja programação foi, esta segunda-feira, 31 de maio, apresentado publicamente, decorrerá de 11 de junho a 3 de julho, com músicos e agrupamentos de excelência, alguns dos quais em estreia em Portugal, e com repertórios muito variados e apelativos.

Inês de Medeiros, presidente da Câmara Municipal de Almada, considera que o regresso do Festival de Música dos Capuchos «é um grande momento, não só para o concelho, mas também para Portugal, voltando a colocar esta iniciativa como uma referência não só ao nível da música, mas também de outras áreas culturais e onde se combinam a sustentabilidade, o ambiente e a cultura».

Filipe Pinto-Ribeiro, diretor artístico do Festival, define-o como «uma iniciativa cultural de excelência, aberta a todos os públicos, em linha com o referente de qualidade do seu passado e que procura afirmar-se também a nível internacional».

Homenagens a Astor Piazzolla e Alfred Brendel

Entre os muitos motivos de interesse da programação do Festival de Música dos Capuchos merecem destaque dois momentos marcantes:

- O centenário do nascimento de Astor Piazzolla, comemorado com um concerto dedicado a algumas das obras mais icónicas do seu «nuevo tango» e a apresentação da ópera-tango «Maria de Buenos Aires», obra-prima do compositor argentino, sob a direção de Marcelo Nisinman e com a cantora uruguaia Ana Karina Rossi no papel de Maria. 

- E a presença, em Almada, de Alfred Brendel, figura maior incontestável da arte interpretativa musical do pós-Segunda Guerra Mundial, que será alvo de uma grande homenagem, neste ano em que se assinala o nonagésimo aniversário daquele que é considerado o último «monstro sagrado» do piano. 

O virtuoso trompetista russo Sergei Nakariakov, apelidado de «Caruso e Paganini do trompete», a Orquestra de Câmara de São Petersburgo e o alaudista norte-americano Hopkinson Smith, mestre incontestado dos instrumentos de cordas dedilhadas do Renascimento e do Barroco, são alguns dos nomes que constam igualmente no cartaz do Festival.

 O jazz marcará também presença com um concerto do quarteto da multipremiada cantora portuguesa Sofia Ribeiro, radicada no estrangeiro há vários anos. 

Carlos Vaz Marques modera as «Conversas dos Capuchos» 

Como complemento às jornadas musicais do Festival de Música dos Capuchos, realizam-se as «Conversas dos Capuchos», moderadas pelo jornalista Carlos Vaz Marques, dedicadas a três centenários, que se celebram em 2021, de figuras nucleares da literatura universal: Dante, Baudelaire e Dostoievski. 

O Festival de Música dos Capuchos tem como promotores a Câmara Municipal de Almada e a DSCH Associação Musical. 

Mais informações em www.festivalcapuchos.com

Clique para ver Bilhetes

Leia Também

publicado 02/06/2021

Mapa

Convento dos Capuchos, Almada
11 Jun 2021 » 03 Jul 2021

Cidade Online

Escolha o Idioma