Câmara de Sintra aprova novos apoios na área da saúde mental
Informação
A Câmara Municipal de Sintra aprovou, em reunião do executivo, a celebração de dois protocolos e uma adenda na área da saúde mental.
Os protocolos serão celebrados com o Instituto das Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus – Casa de Saúde da Idanha e com a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer. A adenda refere-se ao protocolo de colaboração assinado com o Contributo – Associação de Apoio à Criança e ao Jovem.
O protocolo celebrado com as Irmãs Hospitaleiras do Sagrado Coração de Jesus/Casa de Saúde da Idanha, no valor de 15 mil euros, destina-se ao desenvolvimento do projeto “Ginásio Cerebral Sénior Comunitário”. Este projeto tem por objetivo prevenir e intervir na área da saúde mental e da demência, oferecendo uma resposta inovadora ao nível da estimulação cognitiva, com o intuito de prevenir ou retardar o processo de degeneração cerebral.
Em 2024, o “Ginásio Cerebral Sénior Comunitário” beneficiou 161 munícipes com 55 ou mais anos, com resultados positivos na saúde cognitiva, verificados através de testes de Avaliação Cognitiva Addenbrooke, após a realização de 632 aulas de Ginástica Cerebral.
O protocolo com a Associação Portuguesa de Familiares e Amigos de Doentes de Alzheimer, no valor de 25 mil euros, visa o desenvolvimento do projeto “Cuidar Melhor – Apoio aos Cuidadores de Pessoas com Demência”. Este projeto reforça a rede de apoio social às famílias, promovendo a autonomia funcional das pessoas com demência e valorizando o trabalho dos cuidadores.
O projeto “Cuidar Melhor” já beneficiou cerca de 2.300 pessoas, com aproximadamente 1.550 serviços clínicos realizados, incluindo apoio psicológico ao cuidador e sessões de estimulação cognitiva. Em 2024, o projeto deu resposta a 261 pessoas com diagnóstico de demência e prestou apoio aos respetivos familiares.
Por fim, a aprovação da adenda ao protocolo de colaboração celebrado com “O Contributo – Associação de Apoio à Criança e ao Jovem”, no valor de 4 mil euros, dá continuidade ao projeto de apoio psicológico a crianças e jovens em risco e às suas famílias, através da intervenção terapêutica e da disponibilidade de consultas de Psicologia.
Ao abrigo deste protocolo, foram realizadas 329 consultas de Psicologia, das quais 313 foram de seguimento, em 2024.
A promoção da saúde mental constitui uma das prioridades do Plano Local de Saúde de Sintra.
Quer receber mais sugestões como esta no seu e-mail?
Receba as Novidades do oGuia no seu e-mail