Artigo já terminou no dia 01/11/2024
01 Nov 2024 - 20:00

Carta Branca a Selma Uamusse

CCB - Centro Cultural de Belém, Lisboa - Lisboa
Praça do Império 7, 1449-003 LisboaCCB - Centro Cultural de Belém, Lisboa
Clique para ver Bilhetes

Informação

No ano em que se comemoram 50 anos de Liberdade e de fim da ditadura, em Portugal, mas também se celebram os movimentos de libertação dos países africanos de expressão portuguesa, este concerto surge como um desafio lisonjeador que representa a oportunidade de Selma Uamusse escrever uma Carta Aberta ao Futuro através da criação de um novo e inédito espetáculo ao vivo.

Desta carta resulta uma cooperação franca e honesta que propõe celebrar as gerações do pós-guerra, mas também proporcionar-lhes um mundo com oportunidades partilhadas e mais distribuídas. A música será o elemento transformador para esse futuro melhor, menos desigual, que proporciona a esta nova geração de músicos — à qual a música e um futuro colorido são mais distantes — a oportunidade de sonhar sem medo de olhar para trás, reconhecer as injustiças ou as desigualdades.

Nesta noite celebra-se Moçambique, um país riquíssimo no seu muitas vezes desconhecido património cultural. Celebram-se as línguas, os instrumentos tradicionais, os ritmos e as polifonias. Na Carta Aberta ao Futuro Moçambique e Portugal cooperam, olhos nos olhos, com o mesmo pulsar no coração através da música, e em palco, celebrando as suas diferentes identidades.

E que melhor forma de escrever para o futuro que não uma carta em que os protagonistas que a escrevem e definem são as gerações vindouras representadas pelos jovens da singular Orquestra Geração (Portugal) acompanhando Selma Uamusse?

Em palco, serão sonhadas e traçadas novas rotas marítimas e terrestres para o coração uns dos outros. De mãos unidas, serão restituídos legados e, em conjunto, se trabalhará para que o futuro seja mais promissor, digno e justo.


Selma Uamusse

Cantora moçambicana nascida em 1981, vive em Portugal desde 1988. Com dois álbuns lançados, Mati (2018) e Liwoningo (2020), a sua música promove harmonia e esperança por uma sociedade mais livre e harmoniosa. Engajada em causas sociais, produziu concertos como Por Aleppo e Mão Dada a Moçambique. É diretora do Festival Política, da organização não governamental Helpo e do movimento Mulheres pelo Clima. Escreve para publicações como Revista da Amnistia, Gerador e Brotéria.

 

Orquestra Geração

A Orquestra Geração/Sistema Portugal é um projeto de inclusão social através da música, fundado em 2007 e inspirado no El Sistema da Venezuela. Atua em áreas desfavorecidas para promover o desenvolvimento pessoal, social e escolar de crianças e jovens. Com núcleos orquestrais e de jazz em 22 escolas da área metropolitana de Lisboa e do centro de Portugal, beneficia mais de 1800 participantes. Supervisionada pela Escola de Música do Conservatório Nacional, segue os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

Clique para ver Bilhetes

Leia Também

publicado 19/09/2024

Mapa

CCB - Centro Cultural de…
01 Nov 2024

Cidade Online

Escolha o Idioma