Cascais apresenta novo dispositivo de combate a incêndios

Cascais
Cascais

Informação

Cascais arranca o mês de agosto com um reforço significativo no dispositivo de combate a incêndios que equipa com mais sete veículos e equipamento de proteção individual as corporações do concelho. Num investimento global de mais de 2,5 milhões de euros, o município reforça a capacidade de resposta dos Soldados da Paz e, com isso, a segurança de todos dos munícipes. Quatro dos reforços resultam de projetos do Orçamento Participativo de Cascais. Em destaque está ainda a apresentação de uma inovadora viatura escada Magyrus adquirida pelo município para combater incêndios ou fazer o resgate de pessoas em prédios até 32 metros de altura em zonas de difícil acesso. Uma viatura que, se preciso, pode deslocar-se na diagonal.

Apresentadas na Praça 5 de Outubro, em frente aos Paços do Concelho, a casa da democracia representativa, as novas viaturas são o mais novo expoente da democracia participativa. Juntas representam um total de 12.185 votos, expressando a decisão dos munícipes em usar as verbas municipais para equipar as corporações de bombeiros do concelho. Uns metros mais adiante, na Esplanada dos Pescadores, foi possível assistir a uma demostração da nova autoescada, um reforço direto do município, cuja mais-valia assenta na particularidade de os seus dois eixos direcionais lhe permitirem deslocar-se na diagonal, tornando possível manobrá-la com grande precisão em ruas estreitas apesar da sua envergadura. Na demonstração, o cesto, que é capaz de levar bombeiros até uma altura de 36 metros (até 12 andares), elevou-se para mostrar aos presentes que pode estabelecer um ângulo muito apertado, quase em paralelo, a um edifício. A grande inovação não reside na altura, mas sim no facto de permitir uma maior aproximação, capaz de ajuda a resgatar potenciais vítimas em prédios em ruas apertadas.

Embora disponível para intervenções em todo o concelho, por questões de organização, a autoescada vai ficar sob responsabilidade dos Bombeiros Voluntários de Cascais.

Leia Também

publicado 03/08/2021

Mapa

Cidade Online

Escolha o Idioma