Artigo já terminou no dia 30/03/2019
30 Mar 2019

Catorze horas de animação gratuita no Centro Histórico do Porto

Porto, vários locais - Porto
PortoPorto, vários locais

Informação

Dia Nacional dos Centros Históricos

A 30 março, o Porto celebra o Dia Nacional dos Centros Históricos com um programa repleto de iniciativas, todas de acesso gratuito. Desde o início da manhã e até final da noite, há oficinas para participar, visitas para realizar e muitos espetáculos de dança e teatro para assistir.

O Dia Nacional dos Centros Históricos assinala-se oficialmente a 28 de março mas já há alguns anos que no Porto é celebrado no sábado mais próximo da data, para que um número maior de pessoas possa desfrutar das comemorações. A aposta repete-se este ano, por isso, no dia 30, a cidade terá a sua zona antiga em festa.

Em colaboração com Associação Nacional de Municípios com Centro Histórico, a autarquia portuense tem procurado envolver nesta festa um número cada vez maior de entidades, tanto públicas como privadas. Este ano serão 36 as que contribuem com atividades para o programa, que se estende desde as oito da manhã até às dez da noite. Todas as 53 propostas são gratuitas, mas algumas pressupõem inscrição.  

Públicos de todas as idades -- residentes, habitantes temporários ou turistas -- estão convidados a participar. Para toda a família haverá oito oficinas abertas, do trabalho com azulejo ao teatro, cinco das quais no Palácio das Artes. Um pedipaper animará as ruas entre a Cordoaria e o novo Museu do Vinho do Porto, na Ribeira, onde serão exibidos dois filmes sobre barcos rabelos.

Cenários históricos como a Igreja de São Bento da Vitória ou a Sé Catedral vão acolher concertos. Haverá dança no interior e teatro na praça.

As visitas serão muitas, guiadas ou livres. Museus, monumentos e outras instituições vão abrir as portas ao público, que terá também à disposição vários percursos ao ar livre. Pela antiga Muralha Primitiva do Porto, por exemplo, decorrerá um passeio com exploração de vestígios arquitetónicos, segredos e histórias da cidade, terminado com petiscos.

O dia será também para refletir, debater e apontar caminhos coletivamente, em três palestras que analisam a renovação e reabilitação urbanas, o turismo, a governança e a população. 

A jornada encerra com espetáculo de rua intitulado "O Baile dos Candeeiros". Concebida pela Companhia Radar 360 e produzido pela PortoLazer, esta encenação inspira-se em rituais e tradições que remontam ao final dos anos 60. Será apresentada no Campo dos Mártires da Pátria, nas traseiras da Reitoria da Universidade do Porto, pelas 21,30 horas.

Preparem-se para longas horas de festa no Centro Histórico do Porto, Património Mundial pela UNESCO desde 1996.

Programa AQUI

Uma informação da PortoLazer, EM


Experiências inesquecíveis

actualizado 29/03/2019

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Porto, vários locais
30 Mar 2019

Cidade Online

Escolha o Idioma