Quantcast
Artigo já terminou no dia 27/03/2020
27 Mar 2020 - 21:30

CHRONICLE de Martha Graham + Mesa Verde

Aveiro, Teatro Aveirense - Aveiro
R. Belém do ParáAveiro, Teatro Aveirense Telef: 234 400 920
Clique para e-mail

Informação

CHRONICLE de Martha Graham

Estreado em dezembro de 1936, Chronicle é uma resposta da coreógrafa americana Martha Graham à ameaça do fascismo na Europa. Não traduzindo uma representação realista dos acontecimentos, a intenção é antes universalizar a tragédia da guerra. Originalmente criado em cinco secções, foi, entretanto, remontado pela Martha Graham Company e é hoje apresentado numa versão reduzida a três secções: Spectre-1914, Steps in the Street e Prelude to Action.

Esta é a primeira vez que o trabalho de Martha Graham, referência da dança moderna, é dançado pela CNB.


A MESA VERDE de Kurt Jooss

Em julho de 1932, do coreógrafo alemão Kurt Jooss estreou A Mesa Verde no Théâtre des Champs-Elysées em Paris.

Inspirado por uma dança da morte medieval e pelo rescaldo da primeira guerra mundial, esta obra retrata várias facetas da guerra, começando com uma conferência e passando pela mobilização, o combate, a especulação de guerra, os refugiados e, novamente, a conferência; a morte está sempre presente.

Considerada uma das obras coreográficas mais marcantes do século XX, A Mesa Verde é também o mais emblemático trabalho de Jooss tendo recebido o primeiro prémio do Concurso de Coreografia organizado por Les Archives International de la Danse em Paris. A Mesa Verde integrou o repertório da CNB em 1984 e foi dançada pela última vez por esta companhia há 33 anos.

Preço: 5 euros

publicado 30/01/2020

Mapa

Aveiro, Teatro Aveirense
27 Mar 2020

Cidade Online

Escolha o Idioma