Artigo já terminou no dia 31/12/2024
Coliseu do Porto com 160 espetáculos em 2024
Informação
Uma programação que celebra os 50 anos do 25 de abril, óperas emblemáticas e contemporâneas, bem como muita música estão entre os destaques da programação do Coliseu Porto Ageas para este ano. Até dezembro, esperam-se cerca de 160 espetáculos, entre concertos de todos os géneros, bailados, teatro, ópera, dança, comédia, espetáculos infanto-juvenis e o identitário circo.
A temporada lírica arranca já esta sexta-feira, com a apresentação do primeiro de quatro espetáculos de referência, "Madama Butterfly", de Giacomo Puccini, uma parceria do Coliseu com o Teatro Nacional de São Carlos, depois de um interregno de cinco anos.
A 5 de julho, acontece uma estreia na cidade, com "It’s Not Over Until The Soprano Dies", com encenação de Jorge Andrade. Uma das mais populares óperas do reportório ocidental, "O Barbeiro de Sevilha", é apresentada dia 26 de setembro, uma produção encomendada pelo Coliseu à Ópera na Academia e na Cidade, dirigida pelo maestro Ferreira Lobo.
Em associação com o Festival Internacional de Arte e Ópera do Porto, a emblemática sala de espetáculos recebe, a 13 de novembro, a versão encenada de "Maria da Fonte", uma opereta cómica e satírica escrita por Augusto Machado, com direção musical de João Paulo Santos e encenação de Ricardo Neves-Neves.
Lembrar Zeca Afonso
A programação própria vai focar-se nas produções nacionais líricas, nas parcerias com os festivais da cidade (cinema, dança, circo e teatro) e em datas incontornáveis como os 500 anos do nascimento de Luís de Camões e os 50 anos do 25 de abril. A sala que recebeu Humberto Delgado, em 1958, e o último concerto da carreira de Zeca Afonso associa-se às celebrações da Revolução dos Cravos, com várias iniciativas ao longo do ano.
Quer receber mais sugestões como esta no seu e-mail?
Receba as Novidades do oGuia no seu e-mail