“Complexo - Universo Paralelo”: a favela na primeira pessoa para ver e ouvir no Grant’s True Tales

Lisboa, Cinema São Jorge - Lisboa

AVISO
Artigo já terminou no dia 18/04/2015
“Complexo - Universo Paralelo”: a favela na primeira pessoa para ver e ouvir no Grant’s True Tales

18 Abr 2015 - 22:30 (Lisboa, Cinema São Jorge)

Ganhou o prémio de Melhor Filme Internacional na categoria de Direitos Humanos no Artivist International Film Festival em Hollywood, em 2010, foi distinguido internacionalmente com vários prémios em diversos festivais de cinema e foi o documentário mais visto do ano nos cinemas portugueses em 2011 - “Complexo - Universo Paralelo” é uma produção da BRO, produtora de Mário e Pedro Patrocínio, e foi o resultado final de três anos destes dois irmãos inseridos no Complexo do Alemão, o maior e mais perigoso aglomerado de favelas do Rio de Janeiro e considerado, na altura, um dos mais violentos do Brasil. No mês em que foi assassinada a tiro uma criança de 10 anos num confronto entre a polícia militar e os traficantes no Complexo do Alemão, este documentário que dá voz à comunidade deixa bem claro as adversidades sentidas pelos seus habitantes - uma luta diária de mais de 300 mil pessoas contada neste filme pela voz de quem lá vive.

“Complexo - Universo Paralelo” vai ser exibido no próximo sábado, dia 18 de abril, no cinema São Jorge no âmbito do Grant’s True Tales, o já conhecido festival das histórias reais contadas na primeira pessoa. Com a presença de Mário Patrocínio e desta feita “sem cortes nem blurs, esta será a primeira vez que o filme é exibido numa sala de cinema sem qualquer tipo de censura”, avança o realizador.

A sessão está marcada para as 22.30 horas na sala 3, a entrada é livre mas limitada à capacidade da sala. Para garantir lugar sugere-se o levantamento atempado do bilhete na bilheteira no São Jorge ou a sua reserva através do número 21 607 65 18. 
Rodado no contexto daquela que foi, à data, a maior operação policial realizada no Rio de Janeiro, este documentário é considerado por ambos os irmãos a experiência mais dura e mais desgastante que viveram até hoje. “Viver a guerra, ver as baixas irem aumentando de dia para dia, sentir na pele o sofrimento e a angústia daqueles moradores foi algo para o qual não estávamos preparados e que nos obrigou a crescer de uma forma abrupta”, afirma o realizador.

Pedro Patrocínio, diretor de fotografia, refere-se ao documentário como “o projeto mais aliciante mas também o mais alucinante” em que alguma vez participou. 
Para além do referido prémio recebido em Hollywood, a dura experiência no Complexo do Alemão valeu ainda aos dois irmãos o Prémio do Público no Cabo-Verde International Film Festival, em 2010, o de Melhor Documentário no Festival Caminhos do Cinema Português, em 2012 e uma Menção Honrosa da International Federation of Film Societies, no Festival Caminhos do Cinema Português, no mesmo ano.

Para além de ter sido o documentário mais visto do ano em 2011, “Complexo - Universo Paralelo” foi também o segundo filme mais visto nos cinemas portugueses nesse ano, quando comparado com filmes de ficção. O trailer  e outras informações sobre o documentário podem ser vistos em www.complexofilme.com.

entire

publicado 15/04/2015

“Complexo - Universo Paralelo”: a favela na primeira pessoa para ver e ouvir no Grant’s True Tales
18 Abr 2015 - 22:30

Avenida da Liberdade 175, 1250-096 Lisboa, Portugal(Lisboa, Cinema São Jorge)

Comentários

Reservas com as melhores tarifas