Quantcast

Conhecer Angra entre o Novo e o Velho Mundo

Angra do Heroísmo - Angra do Heroísmo
Site

Informação

Das nove ilhas que formam o arquipélago dos Açores, a "Terceira" a ser descoberta pelos Portugueses no coração do Atlântico iria tornar-se no maior entreposto comercial da Idade Moderna.

Sobre a sua linda baía verde, abrigada dos ventos, nasceu e cresceu a cidade e porto de Angra, era aqui que reabasteciam no regresso a Lisboa os enormes galeões carregados de ouro e prata das Américas, madeiras e pedras preciosas do Brasil, especiarias das Índias, sedas da China, marfins de África.

A cidade encheu-se de palácios, conventos e igrejas com interiores riquíssimos forrados de madeiras exóticas e de talha em ouro, do Monte Brasil, tendo Angra a seus pés, abrace de um só fôlego 500 anos de História.

Do casario destacam-se as pesadas torres das grandes igrejas, na de Nossa Senhora da Guia está sepultado Paulo da Gama que acompanhou o irmão, Vasco da Gama, na primeira viagem por mar à Índia.

Mas ainda não é altura de descer à cidade, percorra primeiro a formidável fortaleza de S. João Baptista que envolve o monte com os seus 4 km de muralhas e 400 peças de artilharia, que defendiam os tesouros de um vasto império unido pelas rotas dos grandes oceanos, da cobiça dos piratas que infestavam este mar.

Mapa

Angra do Heroísmo

Cidade Online

Escolha o Idioma