Artigo já terminou no dia 22/02/2021
Conversas com Ciência: Comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas
Informação
A Fundação de Serralves convida para a sessão online de Comemoração do Dia Mundial das Zonas Húmidas: 50 anos da Convenção de Ramsar, no âmbito do ciclo Conversas com Ciência, no dia 22 de fevereiro às 18h00, com José Teixeira (investigador do CIIMAR) e Sandra Sarmento (Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte), e moderação de Sandra Ramos (investigadora do CIIMAR).
A conversa contará com uma reflexão sobre a importância das pequenas massas de água para conservação da biodiversidade e dos serviços dos ecossistemas, com destaque para a relevância dos charcos e da sua proteção para a mitigação e adaptação às mudanças climáticas, bem como para a promoção da biodiversidade. A gestão integrada e sustentável das zonas húmidas contribuem para a construção de comunidades resilientes, ambientalmente responsáveis e ativas no âmbito da sua conservação.
José Teixeira é doutorado em biologia e coordenador do Gabinete de Comunicação de Ciência do CIIMAR. Entre outras tarefas, é responsável pelo desenvolvimento e implementação de projetos de literacia do oceano, como a Campanha “Ocean Action”, direcionada para a sensibilização da sociedade para o problema do plástico no Oceano. No âmbito desta Campanha, é também responsável pela curadoria das exposições temáticas “Mar de Plástico” e “Monstros Marinhos”.
Sandra Sarmento é Diretora Regional da Conservação da Natureza e Florestas do Norte desde 2019 e Vogal do Conselho Diretivo do ICNF desde 2018. Tem uma licenciatura em Arquitetura Paisagista, mestrado em Instrumentos e Técnicas de Apoio ao Desenvolvimento Rural - Especialização de Gestão de Recursos Naturais, pós-graduação em Desenvolvimento Sustentável e Promoção da Iniciativa Local em Meios Rurais, tendo concluído a componente curricular do Doutoramento em Arquitetura Paisagista e Ecologia Urbana.
Sandra Ramos é bióloga e doutorada em Ciências do Mar na Universidade do Porto e em colaboração com a Universidade de Miami, EUA. Atualmente, é investigadora do CIIMAR, onde se dedica ao estudo de várias áreas da ecologia marinha. Ao longo da sua carreira, participou na implementação políticas ambientais e promoveu a participação ativa de diferentes atores, como os pescadores, na conservação dos ecossistemas marinhos.
Evento online, de acesso gratuito, com inscrições obrigatórias para a.silva@serralves.pt