Artigo já terminou no dia 23/11/2021
29 Out 2021 » 23 Nov 2021

“Coreografias da Água: Pensar o sítio de Lisboa”

Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras - Lisboa
Travessa das Amoreiras 5, 1250-020 LisboaReservatório da Mãe d’Água das Amoreiras

Informação

O projeto expositivo “Coreografias da Água: Pensar o sítio de Lisboa”, da autoria da Arquiteta Paisagista Teresa Amaro Alfaiate, e do Arquiteto João Mendes Ribeiro, apresenta ao público uma instalação que pretende construir um espaço a partir da ideia de núcleo gerador da cidade de Lisboa, assumindo como a centralidade do local o estuário do Tejo, em particular o Mar da Palha como agregador da cidade ancestral e da unidade de paisagem onde esta se inscreve.

A peça pode ser lida como um corpo suspenso, sugerindo várias dinâmicas a partir da interação dos visitantes com a topografia da cidade. São sugeridos percursos longitudinais até ao rio, de ascensão até pontos dominantes, ou possíveis deambulações de caráter mais errático, a partir dos seus campos relação.

São igualmente representados uma multiplicidade de pontos de água - descritos na peça por pontos de luz - e a forma como estes sustentam a peça, concentrando-se nos lugares de referência.

O espaço de escala urbana e impacto territorial, gerado a partir da água e das tensões e interações que esta congrega, é convertido e redimensionado à escala da habitação.

A participação do observador no espaço expositivo é convocada no sentido de proporcionar o entendimento de itinerários múltiplos, que permitem comparar a informação mapeada, onde será recorrentemente exposta a escala temporal da água e dos outros atores, que com esta se relacionam.

O projeto expositivo “Coreografias da Água: Pensar o sítio de Lisboa” foi um dos 14 projetos associados selecionados pela 4ª edição da Trienal de Arquitetura de Lisboa, sendo pela primeira vez exposto ao público no Reservatório da Mãe d’Água das Amoreiras, em outubro de 2021.

De 29 out a 23 nov 2021

3ª feira a domingo

Leia Também

publicado 27/10/2021

Mapa

Reservatório da Mãe d’Água…
29 Out 2021 » 23 Nov 2021

Cidade Online

Escolha o Idioma