De Maio a Junho

Corpo de Deus em Penafiel

Penafiel - Penafiel
PenafielPenafiel
Site

Informação

No final da primavera, Penafiel alegra-se para a preparação da sua grande Festa - o Corpo de Deus.  A Festa inicia-se na véspera do Feriado do Corpo de Deus. Neste primeiro dia é habitual organizar-se o cortejo do carneirinho que integra as crianças dos jardins-de-infância e das escolas do 1.º ciclo do concelho, num desfile pelo centro da cidade, fazendo cada turma acompanharse de um carneiro a oferecer ao professor ou educador no final do cortejo.

Das celebrações faz também parte a Cavalhada, um desfile composto por uma charrete puxada por uma parelha de cavalos, que transporta a “figura da cidade” que se dirige à entrada dos Paços do Concelho, onde, de pé, pede silêncio, a fim de saudar a edilidade e apresentar cumprimentos ao seu Presidente.

No dia do Corpo de Deus tem lugar a majestosa procissão, única no país por aliar religioso e profano. Singulares são também os bailes que retratam as diferentes profissões do passado que marcaram a história e a vida das gentes de Penafiel. No Corpo de Deus saem à rua os bailes dos ferreiros, floreiras, pauzinhos,pedreiros, pretos e turcos, cada um com seus trajes e coreografias.



Experiências inesquecíveis

publicado 17/01/2019

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Penafiel
De Maio a Junho

Cidade Online

Escolha o Idioma