Quantcast
Artigo já terminou no dia 24/05/2020
25 Jan 2020 » 24 Mai 2020

Electric | A Virtual Reality Exhibition

Porto, Fundação de Serralves - Porto
R. Dom João de Castro, 210Porto, Fundação de Serralves
Site

Informação

Electric é uma exposição de realidade virtual, comissariada por Daniel Birnbaum e organizada pela Acute Art. Nela se apresenta uma seleção de trabalhos de artistas emergentes e consagrados, que exploram este novo meio de ângulos radicalmente diferentes. 

Electric inaugurou em maio de 2019 na Frieze de Nova Iorque como mostra coletiva, reunindo obras do Städelschule Architecture Class (SAC), de R. H. Quaytman, Nathalie Djurberg & Hans Berg e Anish Kapoor.

Acute Art é uma organização que junta artistas internacionais, novos meios e tecnologias para produzir obras visuais de grande qualidade e promover exposições em instituições artísticas de renome a nível internacional. Recentemente, foram expostos trabalhos desta plataforma em Londres, Basileia, Moscovo e Veneza. O objetivo da Acute Art é produzir e apresentar obras de realidade virtual, realidade aumentada e realidade mista que sejam acessíveis, inteligíveis e que possam ser expostas sem ser necessário recorrer a complexas infraestruturas. 

The Third Glass [O terceiro vidro], um objeto espaço-digital da SAC baseado na obra seminal de Marcel Duchamp The Large Glass [O grande vidro], é a lente ideal através da qual se podem ver estes diferentes trabalhos, uma metáfora perfeita para as novas possibilidades da arte.

Em + x, Chapter 34, R. H. Quaytman recorre à imagética oculta da artista Hilma af Klint — concebida para conduzir o observador a diferentes níveis de consciência para além dos que conhecemos do ilusionismo bidimensional e da realidade tridimensional — para criar vislumbres de outro universo. 

Anish Kapoor e Nathalie Djurberg & Hans Berg usam a realidade virtual como forma de levar a sua prática para uma nova dimensão. Construídas a partir de motivos e técnicas recorrentes nas respetivas obras dos artistas, estas experiências imersivas levam o observador por percursos desconcertantes através de mundos fictícios. 

Adaptado para Serralves, o projeto integra ainda uma obra de Olafur Eliasson, artista atualmente em exposição no Museu e no Parque de Serralves, e uma obra em Realidade Aumentada de Koo Jeong A, apresentada no Parque de Serralves. 

publicado 19/01/2020

Mapa

Porto, Fundação de Serralves
25 Jan 2020 » 24 Mai 2020

Cidade Online

Escolha o Idioma