Artigo já terminou no dia 24/04/2024
24 Abr 2024 - 22:00

Em Lisboa os 50 anos do 25 de abril de 1974 comemoram-se no Terreiro do Paço

Praça do Comércio, Lisboa - Lisboa
Praça do ComércioPraça do Comércio, Lisboa

Informação

Em Lisboa os 50 anos do 25 de abril de 1974 comemoram-se no Terreiro do Paço, na noite de 24 de abril, com um espetáculo inédito sob o mote "Uma ideia de Futuro" e a distribuição de cravos especiais.

A celebração começa às 22h nas fachadas da principal praça da cidade, que servem de tela para um videomapping realizado a partir de fotografias de Alfredo Cunha e com música de Rodrigo Leão, numa parceria com a Comissão Comemorativa 50 anos do 25 de abril.

Às fotografias, seguem-se as canções de abril que reúnem em palco 180 músicos. Temas de José Afonso, José Mário Branco, Fausto, Adriano Correia de Oliveira, Fernando Lopes-Graça e Carlos Paredes, interpretados pela Orquestra Sinfonietta de Lisboa, o Coro de Santo Amaro de Oeiras e o Coro da Escola Artística do Instituto Gregoriano de Lisboa, juntando-se os solistas Marina Pacheco (soprano) e Mário João Alves (tenor) e os músicos Gaspar Varela (guitarra portuguesa), Pedro Mourato (guitarras), Francisco Santos (baixo elétrico) e Sertório Calado (bateria).

Com conceção e direção artística de Luís Varatojo, o espetáculo será pontuado pela narração de histórias, por seis jovens atores, acerca do Portugal de hoje e do caminho percorrido, e pela projeção de imagens que ilustram histórias e canções.

Será ainda apresentado um tema inédito, Abril é Sempre Primavera, com letra de José Luís Peixoto e música de Luís Varatojo e Filipe Raposo, que conta com a participação de várias vozes conhecidas do Fado e da música portuguesa.

Nesta festa, promovida pela Câmara Municipal de Lisboa e produzida pela EGEAC, não poderiam faltar cravos que serão distribuídos sob forma de pins. Cravos feitos artesanalmente por reclusas do Estabelecimento Prisional de Tires, reutilizando materiais dos pendões das Festas de Lisboa 2023 transformados agora num objeto simbólico para assinalar a data fundadora da Democracia.

Por volta da meia-noite, um apontamento piromusical e uma surpresa final iluminarão o céu sobre o rio Tejo. 

Leia Também

publicado 19/04/2024

Mapa

Praça do Comércio, Lisboa
24 Abr 2024

Cidade Online

Escolha o Idioma