Ervas e Aromas do Alentejo

Alentejo - Odemira
Vários LocaisAlentejo Telef: 283 320 900

Informação

Um dos traços mais característicos da cozinha alentejana é a sofisticada utilização de ervas como ingredientes essenciais na confecção dos alimentos. E isso explica-se por uma cozinha, outrora pobre, que teve de encontrar nas ervas humildes da região a fórmula sábia para se enriquecer.

Quando mais nada havia que pão rijo, os alentejanos experimentaram amolecê-lo em água quente e dar-lhe sabor com o que tinham à mão: alho, coentros e um fio de azeite.

O resultado é que hoje a açorda alentejana é um prato-rei nas cartas de todos os restaurantes alentejanos e integra orgulhosamente a melhor gastronomia nacional.

Introduzidas por influência árabe, as ervas invadiram a cozinha alentejana com o tomilho e o alecrim a inebriarem o borrego (também ele um habitual nos pratos árabes), o manjericão a cortar o doce do tomate, o estragão a complementar o frango e os orégãos a transformar o queijo em ambrósia.

Só é preciso deixar voar a imaginação e o paladar e deixar-se conquistar pelo perfume e pelo sabor de mais duas dezenas de ervas diferentes, que pode comprar nas feiras e mercados das terras alentejanas.

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Alentejo

Cidade Online

Escolha o Idioma