02 Mar 2024 » 22 Jun 2024

exposição "The Way to the High Mountain"

Centro Português de Fotografia, Porto - Porto
Largo Amor de Perdição, Campo dos Mártires da PátriaCentro Português de Fotografia, Porto
Site

Informação

Nome de destaque na fotografia contemporânea, a obra de Eldad Rafaeli sintetiza um novo tipo de subjetividade em que a intimidade  e a crítica social convergem para criar imagens de grande beleza, potência e significado. Até 23 de junho de 2024, o Centro Português de Fotografia, no Porto, apresenta “The Way to the High Mountain”, a primeira exposição em Portugal dedicada à sua obra fotográfica.  A inauguração acontece a 2 de março às 16h, com a presença do artista e da curadora. 

Com a curadoria de Ângela Ferreira, “The Way to the High Mountain” apresenta a obra seminal do artista israelita, revelando algumas imagens iconográficas da sua trajetória artística de quase 40 anos, ao lado de imagens produzidas recentemente, conduzindo o visitante por uma travessia entre a luz e a sombra. A fotografia de Eldad Rafaeli é um retrato impactante da complexidade das narrativas  humanas, permeado por uma tensão dialética entre a vida e a morte. 

À medida que o cenário global mudou, desde a pandemia e agora em face dos conflitos no Médio Oriente, o artista refinou a sua obra em torno das questões que o inquietam, trazendo uma nova profundidade à sua exploração da paz interior no meio de um mundo em tumulto. Poética e intensa, esta exposição revela o olhar inquieto de um artista que entrega o “peito às balas”, e que não foge do teatro e do absurdo do mundo, das inevitáveis angústias e dos medos do que reserva o futuro. 

Trata-se de uma exposição única e experimental, exclusivamente concebida para o Centro Português  de Fotografia, criando assim uma verdadeira experiência imersiva. “The Way to the High Mountain”  é também a concretização de um antigo sonho do artista de apresentar a sua obra no histórico edifício da Cadeia e Tribunal da Relação do Porto. Nas suas próprias palavras, "a partir da metáfora da prisão, o observador é guiado por uma jornada mental da escuridão à luz".  

A exposição é composta por uma coleção de fotografias documentais, destacando-se as imagens em que Rafaeli capta, sob a luz noturna, a majestosa natureza do seu país, além de uma instalação audiovisual sobre as densas paisagens do Médio Oriente. São também apresentadas fotografias em que o artista explora a complexidade das relações humanas íntimas através de retratos da sua companheira, Tal Angel. Na última parte da exposição, talvez a mais complexa, o artista reflete sobre o tema profundo da morte. Eldad Rafaeli navega pelas complexidades deste assunto desafiador com uma perspetiva filosófica e espiritual.  Através de aberturas amplas e técnicas únicas de impressão, o artista destaca a natureza etérea dessas imagens, enfatizando a ausência de foco mental. 

As fotografias que Eldad Rafaeli apresenta no Centro Português de Fotografia são o fio condutor numa jornada profunda pelas complexidades das relações entre as pessoas, pela essência das paisagens no caminho e pelas profundezas marcantes da condição humana. A travessia pela qual nos guia, em direção à montanha mais alta, é uma narrativa expressa em quatro capítulos: “O feminino”, “a paisagem”, “a multidão” e “a morte”, revelando-se uma obra dolorosamente comovente. 

“Numa espécie de presságio e, com a mão firme no pulso da história, Eldad paira nas sombras e nos rastos tão difíceis das convulsões políticas que marcam o Médio Oriente e traz, com renovada vitalidade, uma paisagem tão sensível quanto agressiva, trazendo à luz uma meditação apaixonada sobre a vida e o seu próprio confronto com a mortalidade", conta-nos Ângela Ferreira. “É impossível não se surpreender com o mistério da sua obra, com o seu olhar inquieto que pulsa diante do avesso da humanidade." 

Paralelamente à abertura da exposição, será lançado o livro homónimo "The Way to the High Mountain", um impressionante feito de fotografia, escrita e edição, fruto de três anos de intensa dedicação. 

Leia Também

actualizado 29/02/2024

Mapa

Centro Português de Fotografia,…
02 Mar 2024 » 22 Jun 2024

Cidade Online

Escolha o Idioma