Fase C do Hospital de Gaia arranca em 2021

Vila Nova de Gaia - Vila Nova de Gaia
Hosp. Santos SilvaVila Nova de Gaia

Informação

A novidade foi deixada a 12 de outubro, na reunião da Câmara de Gaia, pelo presidente da autarquia, Eduardo Vítor Rodrigues, que não escondeu a sua satisfação por poder partilhá-la com a audiência. As obras da fase C do Centro Hospitalar de Vila Nova de Gaia/Espinho estão contempladas no Orçamento do Estado para 2021, estando garantidos os 42 milhões necessários da rubrica plurianual 2021/2022 dos 180 milhões de euros para o setor da saúde. "O Orçamento do Estado tem outros hospitais em destaque, mas Gaia não foi esquecida. Não podíamos estar mais felizes”, partilhou Eduardo Vítor Rodrigues, no período que antecedeu a ordem do dia. 

Integrada no Plano de Reabilitação Integrado do Centro Hospital de Vila Nova de Gaia/Espinho, a fase C irá permitir a integração dos serviços da unidade 2 na unidade 1, concentrar os serviços de internamento num único núcleo central, sem qualquer dependência de transportes para o doente internado, bem como aumentar a capacidade instalada do bloco operatório e garantir condições de dignidade, segurança e conforto do doente.

Os planos não ficam por aqui. "As obras não significam o fim de um processo, mas sobretudo o início de uma nova aposta. Poderemos avançar para negociações com a Santa Casa da Misericórdia (proprietária do edifício onde está a unidade 2) para ali instalar uma Unidade de Cuidados Continuados. Dessa forma, o Hospital de Gaia teria dois braços que o diferenciariam na região: a reabilitação e os cuidados continuados”, afirmou Eduardo Vítor Rodrigues. 

Recorde-se que a fase A está concluída e consistiu na construção de um novo edifício hospitalar, incluindo a sua ligação aos pavilhões, acabamento parcial do serviço de radiologia e aquisição de equipamentos. A fase B inclui a nova urgência, que terá cerca de 5 mil metros quadrados, em contraste com a atual (tem 1900). Este espaço será em breve inaugurado, estando a aguardar a receção de equipamentos. Além disso, a nova unidade de cuidados intensivos, com abertura prevista para novembro, fazia parte da fase C, mas foi antecipada. 

Leia Também

publicado 16/10/2020

Mapa

Vila Nova de Gaia

Cidade Online

Escolha o Idioma