Artigo já terminou no dia 08/07/2019
29 Jun 2019 » 08 Jul 2019

Festa dos Tabuleiros

Tomar, centro histórico - Tomar
TomarTomar, centro histórico
Site

Informação

Única no mundo, a Festa dos Tabuleiros realiza-se de quatro em quatro anos. A próxima festa realiza-se de 29 de junho a 8 de julho de 2019.

Esta Festa de "Acção de Graças" e de oferendas manteve as suas características inalteráveis até ao século XVII. A tradição continua e muitas das cerimónias como o cortejo da chegada dos bois do Espírito Santo, conhecido por Cortejo do Mordomo, o Cortejo dos Tabuleiros, a sua bênção, a forma do tabuleiro, os vestidos das raparigas portadoras dos Tabuleiros e a Pêza ou distribuição do pão e da carne mantêm-se.

Tomar enche-se com flores de papel de cores e outros motivos, pelas ruas, portas e janelas, embelezando a Cidade.

A principal característica da Festa dos Tabuleiros é o Desfile ou Procissão (dia 7 de julho às 16h), com um número variável de tabuleiros, em que estão representadas as freguesias do concelho. Esta procissão de dignidade, cor, brilho e emoção percorre as principais ruas da cidade, num percurso de cerca de 5 Km, por entre colchas pendentes nas janelas, milhares de visitantes nas ruas e uma chuva de pétalas que de forma entusiástica é lançada sobre o Cortejo.

Programa AQUI

actualizado 28/05/2019

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Tomar, centro histórico
29 Jun 2019 » 08 Jul 2019

Cidade Online

Escolha o Idioma