Artigo já terminou no dia 13/06/2024
07 Jun 2024 » 13 Jun 2024

Festas Antoninas '24

Vila Nova de Famalicão - Vila Nova de Famalicão
Vila Nova de FamalicãoVila Nova de Famalicão

Informação

É no coração do Minho, em Vila Nova de Famalicão, que, todos os anos em Junho, se cumpre uma das maiores e mais animadas romarias do país. As Festas Antoninas, em honra do Santo Casamenteiro.

Em Vila Nova de Famalicão, junho tem cheiro a manjerico, a sardinha assada, a farturas e a algodão doce. O sexto mês do calendário chega ao ritmo de um bom bailarico, ao som da música popular, dos pregões das Marchas e da gargalha de um povo que vive com alegria, orgulho e intensidade aquelas que são as maiores festas do concelho. 

As Festas Antoninas animam Famalicão de 7 a 13 de junho. 

Tony Carreira, no dia 9, Buba Espinho, a 13, Wet Bed Gang, a 7 de junho, e Sons do Minho, no dia 8, são alguns dos nomes que compõem o cartaz musical das festas concelhias famalicenses, classificadas como Património Cultural Imaterial de Portugal. 

São quase quarenta atividades, distribuídas por sete dias intensos de festa abençoados pelo santo padroeiro do concelho - Santo António - com inúmeras propostas para todos os gostos e idades a pensar nos famalicenses, mas também nos muitos milhares de pessoas que visitam a cidade por esta altura. 

Um dos pontos altos das Festas Antoninas - o grandioso desfile das Marchas - está marcado para a noite do dia 12 de junho, véspera de feriado municipal. O centenário da Capela de Santo António (inaugurada a 13 de junho de 1924) dá o mote para o desfile deste ano que sai para a rua às 21h15, com a participação de 10 associações locais: Associação Recreativa e cultural Flor do Monte, Associação Coração Vale S. Cosme, Associação Cultural e Desportiva S. Martinho de Brufe, ARCA – Associação Recreativa e Cultural de Antas, Associação Unidos de Avidos, Associação Cultural Recreativa S. Pedro de Riba D’Ave, Associação Sentir a Terra - União Gondifelos, Cavalões e Outiz, Comissão de Festas Divino Salvador de Ruivães, LACS - Associação Cultural S. Salvador da Lagoa  e a estreia da Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários Famalicenses.

Quanto ao programa de animação das Festas Antoninas, destaque ainda para mais um Encontro de Cavaquinhos, no dia 8, a Caminhada Camiliana, o desfile “Tocá Bombar”, o Desfile Etnográfico e o Festival de Folclore, no dia 10, para a tarde de Música Popular na Praça, no dia 9, para a atuação da Banda Myllenium, no dia 11, para a sessão piromusical no dia do encerramento, entre outros momentos. 

A autarquia vai, mais uma vez, chamar os mais jovens para dançar nas Festas Antoninas com a noite dos “Toninho’s”, no dia 7 de junho. 

Destaque também para a vertente religiosa das Festas, no feriado do dia 13 de junho, com a procissão em honra de Santo António a percorrer as principais ruas da cidade. Antes disso, pela manhã, realiza-se a Missa e a distribuição do Pão, cumprindo-se uma tradição secular.

As Antoninas vão também chamar os famalicenses para a prática desportiva, com destaque para o Grande Prémio de Atletismo Bernardino Machado, no domingo, dia 9, e para a 8.ª Descida Mais Louca, organizada pela ARCA. 

Aos mais pequenos cabe a honra de abrir as festividades, com toda a ternura e a criatividade das Marchas Infantis. Com os arquinhos empoleirados e as ancas a baloiçar, as crianças desfilam pela cidade, na sexta-feira, 7 de junho. 

Recorde-se que as Festas Antoninas de Famalicão constam no Inventário Nacional do Património Cultural Imaterial (INPCI), em resultado de um processo iniciado em 2015 com a adesão do Município de Vila Nova de Famalicão ao projeto regional ‘Romarias do Minho’. 

Programa completo e toda a informação sobre as Festas Antoninas Aqui

Leia Também

publicado 22/05/2024

Mapa

Vila Nova de Famalicão
07 Jun 2024 » 13 Jun 2024

Cidade Online

Escolha o Idioma