Artigo já terminou no dia 04/07/2022
28 Jun 2022 » 04 Jul 2022

Festas Populares de São Pedro

Montijo - Montijo
MontijoMontijo

Informação

Estão de regresso as grandiosas Festas Populares de S. Pedro, de 28 de junho a 4 de julho.

O dia 29 de junho, dia de S. Pedro, feriado municipal, tem uma componente religiosa com grande relevância, realizando-se neste dia duas procissões. Na procissão fluvial, durante o dia, várias embarcações de pesca engalanadas escoltam uma principal que transporta a imagem do S. Pedro da ponta do concelho (Base Aérea n.º 6) até ao Cais das Faluas, terminando em cortejo até à Igreja Matriz do Divino Espírito Santo, na Praça da República.

A procissão noturna, em cortejo, percorre as artérias do centro histórico com vários andores que transportam as imagens de Santos oriundos das Igrejas do Concelho, acompanhada por Bandas Filarmónicas e pela charanga a cavalo da GNR, sendo este um dos momentos solenes mais apreciados pela população.

A 30 de junho, Dia de S. Marçal, de manhã, junto à Capela do Senhor Jesus dos Aflitos - Quinta do Saldanha, dá-se o ritual da “lavagem” da classe piscatória, seguindo-se a arrematação das bandeiras e da Imagem de S. Pedro.

As Festas Populares de S. Pedro regressam, este ano, em pleno com um excelente programa de animação, com destaque para os Concertos com os The Gift, Matias Damásio e Dulce Pontes, na Zona Ribeirinha do Montijo.

O Movimento Associativo Local tem habitualmente uma participação ativa relevante durante as festividades, com apresentações desportivas e culturais.

A vertente taurina é outra das componentes que vinca as tradicionais Festas Populares de São Pedro. Este ano, o programa volta a contemplar as largadas de toiros e a habitual Corrida de São Pedro, que terá lugar na Praça de Touros Amadeu Augusto dos Santos.

Leia Também

publicado 15/06/2022

Mapa

Montijo
28 Jun 2022 » 04 Jul 2022

Cidade Online

Escolha o Idioma