Artigo já terminou no dia 24/06/2019
14 Jun 2019 » 24 Jun 2019

Festas Populares de Viseu

Viseu - Viseu
ViseuViseu

Informação

A Festa das Freguesias, as Marchas dos Santos Populares e as Cavalhadas de Teivas e Vildemoinhos voltam à cidade-jardim, nos dias 14 a 24 de junho, para mais uma edição das tão aguardadas Festas Populares de Viseu. 

O programa, ideal para todos os públicos, comunica a identidade das diferentes freguesias e mostra aos viseenses e visitantes a autenticidade da cultura popular tradicional. Ao longo destes dias, a tradição espelha-se na gastronomia, na música e na dança. 

A Festa das Freguesias instala-se no Parque Aquilino Ribeiro, nos dias 14, 15 e 16 de junho, celebrando a sua 19ª edição. Neste primeiro dia, ao final da tarde, pelas 19h30, a tradição, sonoridades, dança e cantares típicos invadem a cidade no desfile etnográfico, momento que marca o arranque da festividade.  Esta celebração proporcionará 3 dias repletos de música, dança, animação infantil, teatro, sabores e aromas tradicionais, trazidos ao centro da cidade por 40 grupos do concelho, ao longo de 27 horas de atividades.  

No ano em que Viseu é “Destino Nacional de Gastronomia”, não poderia faltar uma edição renovada do Concurso “Sabores & Aromas Tradicionais”. Durante a tarde de sábado, a partir das 16h30, as diferentes freguesias competem pelos melhores petiscos doces, salgados e vegan. O concurso será avaliado por um grupo de jurados composto pelo Chef Diogo Rocha, pelo Chef Diogo Pereira e pelo historiador e antropólogo Alberto Correia. 

A grande novidade da Festa das Freguesias foca-se no fabrico, por parte da emblemática Confeitaria Amaral, de um Viriato Gigante para pelo menos 200 pessoas. Este mostra-se como um tributo à doçaria de Viseu. 

Da Festa das Freguesias às Marchas dos Santos Populares, a noite de sábado espera muitos espectadores. Pelas 21h30, mais de 700 marchantes atravessam o Rossio e a Avenida 25 de Abril. Este ano, entre grupos infantis, juvenis e seniores, são 9 os grupos a concurso que, entre outros temas, entoarão o “hino” oficial da noite, dedicado à Gastronomia, da autoria e composição de Manuel Ribeiro Rodrigues, vencedor do Concurso “Marcha Viseu 2019”. 

As Cavalhadas de Teivas ocupam o centro da cidade a partir das 15 horas de domingo, dia 16. O tema oficial é a “Gastronomia em Viseu”, sendo que o desfile traz à rua 11 carros, entre carros alegóricos tradicionais e artísticos. Diversos subtemas estarão representados nos carros, entre os quais a imaginação e o mundo de fantasia infantil, a consciencialização para os desperdícios alimentares, o tratamento das vinhas e a elaboração do vinho, o pastoreio das ovelhas e o fabrico do queijo. O encerramento das Cavalhadas de Teivas contará com a presença de diversos grupos, dançando a famosa “Morgadinha” e tocando fanfarras, bombos e concertinas. 

Já no dia de São João, 24 de junho, as Cavalhadas de Vildemoinhos desfilam também pela zona central da cidade, ao longo da manhã, iniciando o seu cortejo pelas 9 horas. Dedicadas, também, à gastronomia local, onde a broa de Vildemoinhos é rainha, a temática foca-se nas “Memórias e Sabores”. 22 carros alegóricos serão exibidos, onde 14 são tradicionais e 8 artísticos. 

publicado 06/06/2019

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Viseu
14 Jun 2019 » 24 Jun 2019

Cidade Online

Escolha o Idioma