09 Jun 2024 » 16 Jun 2024

Festival A Porta '24

Leiria - Leiria
LeiriaLeiria
Site

Informação

O Festival A Porta regressa de 9 a 16 de junho ao centro histórico de Leiria. Leiria volta a receber A Porta com mais artistas, jantares temáticos, atividades criativas e feiras. É para toda a gente! 

Com entrada gratuita e nova localização nas ruínas de um convento do séc XVII, a edição deste ano dá destaque a artistas da região Centro, como iolanda e King Kami. 

Iolanda, que este ano venceu o Festival da Canção, B Fachada, compositor, multi-instrumentista e produtor, figura única na música popular portuguesa, e La Furia, o projeto da rapper espanhola Nerea Lorón Diaz. Destaque ainda para os nomes de King Kami, 800 Gondomar, Maria Reis e Hause Plants. As escolhas vão da Pop ao Spoken Word, do Indie ao Rap, passando ainda por sonoridades inspiradas no Fado e na Música Tradicional Portuguesa.

A maioria dos concertos decorre no novo recinto do festival, nas ruínas do Convento de Santo António dos Capuchos, estando alguns já confirmados para o Stereogun, clube de som que nos últimos anos tem acolhido algumas das atuações mais memoráveis do Festival A Porta e finais de noite épicos, com DJ sets após os concertos. 

A programação musical distribui-se entre o domingo, dia 9 de junho, que será marcado pelas atuações de 800 Gondomar e margô, e o fim de semana seguinte, com La Furia, King Kami, Hause Plants, Hetta e Sónia Trópicos a marcar a programação de sexta-feira, dia 14, e B Fachada, iolanda, Lua de Santana, Diadorim e Casal Maravilha a animarem a noite de sábado, dia 15.

O Festival continua para domingo, dia 16 de junho, com diferentes rubricas destinadas a toda a família, nomeadamente A Portinha, que oferece espetáculos e workshops para bebés, crianças, jovens e suas famílias.

1001 Rubricas de Programação

Durante todo o Festival, de 9 a 16 de junho, para além das centenas de atividades da Portinha dedicadas a um público infanto-juvenil, decorre também a Feira Bandida, que funde os conceitos de mercado, feira de autores e venda de garagem de cariz comercial, artístico ou social.

Nos dias de semana, haverá Jantares Temáticos, que juntam públicos que não se conhecem em casa de pessoas que se voluntariam para serem anfitriãs, em torno de uma refeição cozinhada por um chef convidado, com direito a uma “sobremesa cultural”, que pode ou não ser um concerto.

Outra rubrica em destaque são as 1001 Portas, com atividades mais direcionadas para adultos, como workshops de cocktails, provas de vinho, ateliers de escrita de música, ou debates sobre sexualidade. 

Na secção transPORTA-te, os participantes no festival podem inscrever-se para atividades misteriosas, num formato mais intimista. Ao comparecerem num ponto de referência, são transportados para locais a descobrir, na cidade ou no meio natural.

Destaque ainda para o Serviço Educativo, que reúne um conjunto de atividades ao longo da semana que abrem o recinto do festival à comunidade, oferecendo atividades e experiências pedagógicas a grupos de escolas e instituições de solidariedade social.

A programação pode ser consultada em detalhe em https://2024.festivalaporta.pt/.

Leia Também

actualizado 15/04/2024

Mapa

Leiria
09 Jun 2024 » 16 Jun 2024

Cidade Online

Escolha o Idioma