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25 Nov 2020 » 29 Nov 2020

Festival Olhares do Mediterrâneo | Women's Film Festival

Lisboa, Cinema São jorge - Lisboa
Av. da Liberdade, 175Lisboa, Cinema São jorge
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Informação

A programação da 7ª edição dos Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival propõe ao público português 55 filmes (curtas e longas-metragens), a maioria em estreia nacional ou internacional, que serão exibidos no Cinema São Jorge e na plataforma VoD Filmin Portugal. Uma decisão que se prende com a escolha de reduzir o número de sessões presenciais, face à actual situação pandémica.

No Cinema São Jorge, de 25 a 29 de Novembro, serão apresentadas 11 longas-metragens e uma selecção de curtas, e os espectadores terão a oportunidade de encontrar algumas cineastas de diversos países. A programação espelhar-se-á e ampliar-se-á na plataforma Filmin Portugal, de 26 de Novembro a 10 de Dezembro, com a exibição de 10 longas-metragens e 44 curtas, produzidos em 25 países, incluindo Portugal.

São oito os filmes portugueses apresentados, ocupando um lugar de relevo na CompetiçãoComeçar a Olhar, com sete curtas-metragens: “Cellfie”, de Débora Mendes, “One Minute Show Time”, de Maria Clara Norbachs e Marisa Alves Pedro, “Being Uncanny”, de Filipa Alves e Maria Barbosa, “Still Life”, de Francisca de Abreu Coutinho, “Teus Braços, Minhas Ondas”, de Débora Gonçalves, “Sonder”, de Ana Monteiro (co-produção polaca) e “Stepless”, de Nadège Jankowicz (co-produção alemã). A animação luso-brasileira “Claudete e o Bolo”, de Fádhia Salomão, compete na secção Geral Curtas.

A programação dos Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival caracteriza-se pela variedade de géneros cinematográficos e de temas tratados, mas sempre com uma atenção especial para filmes que nos fazem pensar a debater. Documentários “militantes”, como por exemplo “The Bush School”, de Emanuela Zuccalá (Itália), e “I Am de Revolution”, de Banedetta Argentieri (Itália, EUA, Iraque, Síria, Afeganistão), darão o mote para um debate sobre direitos das mulheres e igualdade de género, apresentando as lutas de mulheres da Libéria, do Iraque, da Síria e do Afeganistão. Duas ficções, a longa-metragem francesa “Eva Wishes”, de Lisa Diaz, e a curta-metragem italiana “The Load”, da Gaia Giapponesi, serão o ponto de partida, num tom leve e humorado, para falar de gravidez, controlo social, totalitarismo e liberdade.

O debate Travessias, no âmbito da secção competitiva homónima, mantém o enfoque nas questões dos direitos dos migrantes e refugiados, e este ano é introduzido pela curta-metragem de ficção “The Stamp” de Lovro Mrdjen (Croácia, Bélgica) e o documentário “A Fish Tale”, de Emmanuelle Mayer (Israel). Ambos os filmes põe a tónica nos efeitos devastadores que as leis de imigração podem ter sobre as famílias e os afectos domésticos. Dentro das longas-metragens da secção Travessia assinalam-se obras tão diversas como o documentário experimental franco-belga “Elsewhere, Everywhere”, de Vivianne Perelmuter e Isabelle Ingold, e a ficção turca "Omar and Us", da dupla Maryna Er Gorbach e Mehmet Bahadir Er, que conta com dois actores refugiados sírios no elenco (Tajsher Yakub e Hala Alsayanah).

A liberdade de movimento, ou a falta dela, e as marcas que as fronteiras deixam na vida das pessoas são temas que ligam também os três filmes palestinianos apresentados na Competição Geral: o road movie romântico “Between Heaven and Earth”, de Najwa Najjar (longa-metragem em co-produção Palestina, Luxemburgo, Islândia), e as curtas “Sard”, de Zeina Ramadan, e “I Wish I Weren’t Palestinian”, de Feda Naser.

Como já nos anos anteriores, na 7ª edição dos Olhares do Mediterrâneo - Women's Film Festival não falta espaço para o humorismo, com as curtas-metragens “Extra Safe”, de Nouran Sherif (Egípto), “Spaced Out”, de Stella Hartman (Croácia), “Upper Lip”, de Shiri Cohen (Israel), e as francesas “Max”, de Florence Hugues e “By a Hair”, de Lauriane Escaffre e Yvonnick Muller, este último vencedor do Prémio César 2020 Melhor Curta.

Na abertura e encerramento da edição deste ano estão precisamente filmes galardoados com importantes prémios europeus. A 25 de Novembro, na sessão de abertura, é apresentado “God Exists, Her Name is Petrunya”, da macedónia Teona Strugar Mitevska, ficção vencedora do Prémio Lux de Cinema do Parlamento Europeu, co-programador da sessão. O filme, uma co-produção da Macedónia do Norte, Bélgica, Eslovénia, Croácia e França, candidato ao Urso de Ouro na 69.ª edição do Festival Internacional de Cinema de Berlim, é uma comédia amarga, cuja protagonista, Petrunya, quebra as regras da tradição popular e religiosa da sua aldeia e enfrenta teimosamente as consequências.

O filme de encerramento, a 29 de Novembro, é o espanhol “A Thief’s Daughter”, de Belén Funes, vencedora dos Prémios Goya e Gaudí como Melhor Nova Realizadora. O filme é um drama social austero, com uma protagonista deslumbrante, capaz de manter um equilíbrio perfeito entre desespero e dignidade. O papel de Sara, a jovem mãe obrigada a escolher entre “normalidade” e solidão, valeu à actriz Greta Fernández vários prémios como Melhor Actriz, nomeadamente nos festivais internacionais de San Sebastián e Thessaloniki.

Os filmes dos Olhares do Mediterrâneo - Women Film Festival estão divididos em quatro secções: Fora de Competição; Competição Geral (Longas e Curtas-metragens); Travessias; Começar a Olhar (Filmes de Escola). A programação do Festival inclui uma sessão para famílias (no Cinema São Jorge e na Filmin) e uma sessão acessível com cinco curtas portuguesas da competição (unicamente na Filmin).

Além dos filmes, a programação paralela desta 7ª edição inclui um vasto leque de mesas redondas, seminários e masterclasses, que começarão a 23 de Novembro no ISCTE-IUL para depois continuar no Cinema São Jorge, e que serão transmitidos em streaming. Realizadas no âmbito do projecto "Awareness and Empowerment”, financiado pela Anna Lindh Foundation, estas actividades contam com a colaboração de uma rede de parceiros em Espanha, França, Itália, Líbano, Marrocos, Palestina e Turquia.

O Festival é um projecto do grupo Olhares do Mediterrâneo e do CRIA (Centro em Rede de Investigação em Antropologia).

PREÇOS:

Sessão • 4€ (público em geral); 3,5€ 65, estudantes e desempregados (cartão IEFP); 2,5€ alunos do CRIA / ISCTE [desconto só na Bilheteira do Cinema São Jorge]

Livre-trânsito festival • 30€ [só na Bilheteira do Cinema São Jorge Only at the ticket office]

Bilhete familiar (Sab | 15h) • 10€ (2 adultos +1 criança até 12 anos inc. / 1 adultos + 2 crianças até 12 anos inc. – criança extra 2€)

Olhares em Pequenino • 10€ (par criança/adulto) Dada a sua lotação limitada aconselha-se a pré-reserva para olharesdomediterraneo.reservas@gmail.com

Bilhetes já à venda na bilheteira do Cinema São Jorge e na Ticketline

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actualizado 27/10/2020

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