11 Mai 2024 » 02 Jun 2024

FIMFA Lx '24

Lisboa, vários locais - Lisboa
LisboaLisboa, vários locais

Informação

Em 2024, o FIMFA realiza a sua 24ª. edição. No FIMFA, o foco está nos objetos, na marioneta, nas formas, na matéria, na imagem. Criações que estimulam os sentidos e manipulam a imaginação, na beleza das grandes e pequenas coisas. A marioneta para ver e pensar o mundo com outro olhar.

O FIMFA é um projeto multidisciplinar de dimensão internacional, empenhado desde a primeira edição na promoção, divulgação e reconhecimento do universo das formas animadas. Em cada edição transforma-se numa verdadeira plataforma performativa das artes da marioneta, com a apresentação de artistas conceituados e jovens criadores com projetos inovadores, num verdadeiro showcase do que melhor se produz atualmente nesta área artística, para além de atividades paralelas.

A 24.ª edição do Festival Internacional de Marionetas e Formas Animadas decorre de 9 de maio a 2 de junho e integra mais de 20 propostas artísticas.

Ao longo de 25 dias, o FIMFA Lx24 apresenta-se no São Luiz Teatro Municipal, LU.CA - Teatro Luís de Camões, Castelo de São Jorge, Museu de Lisboa - Palácio Pimenta, Teatro Romano, Teatro do Bairro, Teatro Taborda e ainda na Cinemateca Portuguesa.  

A EDIÇÃO DE 2024 DO FIMFA LX

A abertura oficial da 24.ª edição do FIMFA Lx decorre no Castelo de São Jorge com 4 espetáculos de rua, para toda a família. Tim Davies, do Reino Unido, apresenta um dos grandes destaques desta edição: Arachnobot, uma gigante aranha-marioneta com 5 metros de altura e um complexo esqueleto de cabos que controlam oito pernas articuladas. A companhia belga PikzPalace traz Boucherie Bacul e um universo de curiosos talhantes, que trabalham apenas com animais de peluche e bonecos abandonados, enquanto a companhia francesa La Femme Invisible apresenta Kamidopof, uma marioneta com uma enorme cabeça, surpreendente e misteriosa. Também de França, chegam Les Goulus, com The Horsemen e uma humorística demonstração de equitação, que se tem revelado um sucesso mundial.

No São Luiz Teatro Municipal, apresenta-se um dos nomes maiores desta edição: Johanny Bert, destacado encenador da cena francesa, que apresenta La (Nouvelle) Ronde. Um espetáculo poético e ousado, inspirado na obra de Arthur Schnitzler. Também para ver no São Luiz: Étienne Saglio, um importante nome da nova magia e da manipulação de objetos em França, com Goupil & Kosmao; Husam Abed, com War Maker, espetáculo baseado na história de um artista visual palestiniano e na forma como a guerra o moldou; Sursum Corda, do compositor e artista sonoro Fernando Mota, uma criação que explora as possibilidades expressivas dos elementos naturais; e ainda a reputada companhia brasileira Pigmaleão Escultura que Mexe e as suas Fábulas Antropofágicas para Dias Fascistas - uma proposta que cruza artes visuais, teatro e filosofia, para refletir sobre a atualidade e os novos desafios da democracia.

O Teatro do Bairro é palco de outro grande destaque do FIMFA Lx24: Os Miseráveis, da companhia belga Karyatides. Uma adaptação do romance de Victor Hugo, com centenas de figuras de barro e de madeira, que retratam uma humanidade em busca de justiça e liberdade. Uma criação apresentada no âmbito do ciclo Abril Abriu do Teatro Nacional D. Maria II. Também no Teatro do Bairro: a companhia francesa Sacékripa apresenta Vue, um humorado espetáculo de manipulação de objetos do quotidiano; Dura Dita Dura, dos portugueses Teatro de Ferro, numa criação para todas as idades que relembra os 50 anos de ditadura em Portugal; e ainda Polaroid, da companhia MECANIkA, que explora um álbum de família e os temas do exílio e emigração. 

O LU.CA - Teatro Luís de Camões recebe 3 espetáculos para toda a família. Apneia, dos franceses Le Poisson Soluble, propõe uma aventura noturna com marionetas e uma extraordinária cama, numa viagem entre o sonho e a realidade. A companhia inglesa String Theatre apresenta O Circo de Insetos, um espetáculo que dá vida a escaravelhos, gafanhotos, vespas e borboletas e às suas impressionantes habilidades. Lichtbende, dos Países Baixos, trazem Ring-Ring, uma história cheia de sombras e efeitos visuais, com música ao vivo.

A companhia Formiga Atómica, de Inês Barahona e Miguel Fragata, apresenta O Estado do Mundo (Quando Acordas), uma criação sobre o ambiente e o impacto das ações humanas no planeta, para ver no Teatro Taborda.

No Teatro Romano, o FIMFA Lx24 preparou 2 espetáculos de marionetas. Mogrr, do criador francês Julien Aillet, inspirado no universo de Todd Browning e de Jacques Tati; e Onirotóptero, da companhia Trupe Fandanga - uma proposta de marionetas em miniatura, para uma ou duas pessoas de cada vez.

Le Faux-Orchestre é a proposta da companhia La Mue/tte e Santiago Moreno para o Museu de Lisboa - Palácio Pimenta. Um concerto para um músico e o seu duplo, numa fusão entre marionetas, máscaras e música. Nos jardins do Palácio Pimenta, o Teatro Invisível dá a conhecer Estranhões e Bizarrocos e a história de Jácome, um inventor que descobre na criatividade uma boa companhia.

No âmbito do projeto IMPULSE! New Focus on Puppetry and Visual Theatre, que visa promover o teatro contemporâneo de marionetas e visual, o grupo lituano Kosmos Theatre apresenta The Dilettante (*who dreamt of an Angel). Um espetáculo audiovisual que mergulha no mundo surreal de Jean Cocteau.

No âmbito das atividades complementares, o São Luiz Teatro Municipal recebe o workshop Poesia da Precisão, com coordenação de Isabel Barros (Teatro de Marionetas do Porto). Na Cinemateca Portuguesa terá lugar um ciclo de cinema, cuja programação será brevemente anunciada. Nos vários espaços culturais que recebem a programação do FIMFA Lx24, serão ainda promovidas conversas e encontros com os criadores dos espetáculos que integram a programação desta edição. 

Leia Também

actualizado 22/03/2024

Mapa

Lisboa, vários locais
11 Mai 2024 » 02 Jun 2024

Cidade Online

Escolha o Idioma