Inaugurado o Centro de Marcha e Corrida de Évora

Évora
Évora

Informação

O Centro de Marcha e Corrida de Évora foi inaugurado no dia 15 de maio, no Complexo Desportivo, e está a partir de agora disponível para toda a população. Trata-se de um local onde se pode praticar desporto com o devido acompanhamento técnico qualificado que, deste modo, promove um estilo de vida mais saudável com visíveis benefícios para o sistema muscular, cardiovascular e mental.

Este evento foi organizado pelo Clube Raquel Cabaço em parceria com a Câmara Municipal de Évora, Universidade de Évora, Federação Nacional de Atletismo e Instituto Português do Desporto e Juventude.

Contou com a participação do presidente da Federação Portuguesa de Atletismo, Jorge Vieira, do Presidente e da Vice-Presidente da Câmara Municipal de Évora, além de representantes das diversas entidades envolvidas e da atleta praticante internacional de Trail, Ester Alves.

O programa de atividades de abertura do Centro de Marcha e Corrida iniciou-se com o descerrar de uma placa que assinala a inauguração do referido centro, o qual, segundo o Presidente da Federação Nacional de Atletismo, Jorge Vieira, é o 95º do país e encontra-se integrado no Programa Nacional de Marcha e Corrida.

A iniciativa contou também com uma caminhada e a corrida (com a distância de 1580 metros cada volta), desenvolvidas num percurso no Complexo Desportivo, que obedeceram às medidas de higiene e segurança em curso, decorrentes da pandemia.

O evento, que durou toda a manhã, finalizou com a mesa redonda “Marcha e Corrida”, moderada por José Parraça (Universidade de Évora). Contou também com a participação de Jorge Vieira (Presidente da Federação Portuguesa de Atletismo), de Vítor Pataco (Presidente do Instituto Português do Desporto e Juventude), de Sara Dimas Fernandes (Vice-Presidente e Vereadora do desporto da Câmara Municipal de Évora), de Nuno Carpinteiro (Vice-Presidente do Clube Raquel Cabaço) e de Ester Santos Alves (Praticante Internacional de Trail).

Os participantes focaram as suas intervenções na importância desta nova estrutura para o aumento da saúde e qualidade de vida da população e também para os praticantes de associações e clubes locais, com o adequado enquadramento técnico qualificado.

Trazer o maior número de pessoas da cidade e das freguesias rurais para esta práctica desportiva, fomentando a atividade física diária, de forma organizada e estruturada, é o principal objetivo do Clube Raquel Cabaço, no âmbito desta parceria.

“Uma cidade também é educadora se for ao encontro das necessidades físicas das pessoas” frisou a Vereadora Sara Dimas Fernandes, recordando que este espaço é um dos mais emblemáticos da cidade para a prática desportiva, a par de uma série de equipamentos desportivos que a autarquia mantém à disposição da população, contando também com a colaboração de um conjunto de parceiros fundamentais.

Leia Também

publicado 20/05/2021

Mapa

Cidade Online

Escolha o Idioma