Já está a circular o primeiro autocarro a hidrogénio do País

Cascais
N247

Informação

Linha M43 liga centro da vila ao Guincho

Veja o horário e percurso da Linha M43 aqui

O primeiro autocarro movido a pilha de hidrogénio em Portugal começou a circular esta sexta-feira às 8h15. Com partida na Estação de Cascais, a primeira viagem contou com vários orgãos de comunicação social que vieram registar este momento histórico e muito importante no futuro verde que se pretende para o concelho.

Pioneiro na mobilidade sustentável, Cascais tem vindo a investir, cada vez mais, em meios de trasporte público amigos do ambiente. Com estes novos autocarros o munícipio dá mais um passo para a descarbonização da sociedade e da economia, garantindo o incremento da segurança e coesão social e a redução da pegada ecológica.

São as primeiras viaturas elétricas a pilha de hidrogénio em operação em Portugal e permitem a redução do impacto em zonas particularmente sensíveis do ponto de vista ambiental, como é o caso do itinerário da Linha M43. O percurso conta com um número limitado de paragens, privilegiando as componentes paisagística, de interesse histórico e/ou arquitetónico, de desporto e de lazer, com o retorno rápido, sem paragens, entre o Parque de Campismo da Areia e a Estação de Cascais, todos os dias, entre as 8h15 e as 19h15.

Já o hidrogénio utilizado no abastecimento destas viaturas será inteiramente produzido em Cascais através do processo de eletrólise que será alimentado por energia elétrica proveniente de fontes renováveis, permitindo a obtenção mínima de 350 kg de hidrogénio verde por dia, que serão comprimidos e armazenados para mais tarde serem transferidos para os veículos, abastecendo-os.

A pilha de hidrogénio permite uma maior eficiência e autonomia quando comparada com viaturas elétricas convencionais, garantindo, igualmente, 0 emissões de gases com efeito de estufa.

Cascais continua assim alinhado com as políticas energéticas nacionais em vigor e com as metas da União Europeia para a promoção e implementação na redução dos impactos ambientais da mobilidade urbana. Pretendemos que o concelho continue a seguir uma trajetória progressivamente mais sustentável, racional, eficiente e acessível, promovendo a atratividade dos transportes públicos de forma a contribuir para a descarbonização do setor dos transportes e redução da poluição atmosférica, garantindo a qualidade de vida dos habitantes e visitantes.

Leia Também

publicado 13/08/2021

Mapa

Cidade Online

Escolha o Idioma