19 Jul 2024 - 21:30

Jazz, canções originais, fado e clássico ocidentais

Cine Teatro de Torres Vedras - Torres Vedras
Av. Ten. Valadim 19, 2500-809 Torres VedrasCine Teatro de Torres Vedras
Clique para ver Bilhetes

Informação

Nas asas do indefinido


No aclamado filme de Wim Wenders, As Asas do Desejo, um anjo abdica da sua imortalidade perante uma paixão que o consome. Neste conflito entre o divino e o efémero, a eternidade e a vida, a acção desenrola-se numa cidade de Berlim, ainda dividida por um muro, mergulhada numa atmosfera elegíaca. Parafraseando este filme, o concerto Nas Asas do Indefinido apresenta um benévolo conflito entre jazz, fado, canções originais e clássicos da cultura ocidental, uma fábula musical envolvente onde a multiplicidade de caminhos conduz o ouvinte não à chegada mas à partida, num depurar da essência do que é a música.

Há muito radicada em Roterdão, Maria Mendes é uma das vozes mais aclamadas do jazz europeu, destacando-se por fazer da língua portuguesa o seu principal veículo de expressão musical. Sendo a única artista portuguesa no feminino a receber uma indicação ao Grammy Americano, em 2020 venceu o presti-giado EDISON Jazz Awards, bem como uma indicação ao Grammy Latino. A sua recente incursão pelo fado, demonstra qualidades caleidoscópicas, secundadas por Côrte-Real e o Ensemble Darcos, numa expectável cumplicidade entre dois músicos que têm marcado o seu percurso musical por um olhar inquiridor e descomplexado, explosivo na forma como cruzam estilos e universos sonoros.

Nas Asas do Indefinido tem como motivo unificador o tema do 1º andamento do trio op.97 de Beetho-ven (1770-1827), uma idée fixe que, ao contrário da canónica definição, estabelece pontes etéreas por onde todos somos convidados a circular. Se a obra de Wenders pauta-se por um estático preto-e-branco, quase a raiar a distopia, são os matizes cromáticos de cada uma das peças convocadas neste concerto que se sobrepõem, qual composição feérica e utópica. Como escreveu Fernando Pessoa “O sonho é ver formas invisíveis / da distância imprecisa, e, com sensíveis / movimentos da esperança e da vontade (…)”.

Voz: Maria Mendes

Direção musical e sintetizador: Nuno Côrte-Real

Süse Ribeiro: desenho de som

ENSEMBLE DARCOS

Clique para ver Bilhetes

Leia Também

publicado 05/07/2024

Mapa

Cine Teatro de Torres Vedras
19 Jul 2024

Cidade Online

Escolha o Idioma