Artigo já terminou no dia 08/04/2024
11 Dez 2023 » 08 Abr 2024

Joana Vasconcelos - Plug-in

Maat - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia - Lisboa
Av. Brasília, 1300-598 LisboaMaat - Museu de Arte, Arquitetura e Tecnologia
Site

Informação

O MAAT apresenta Plug-in, uma exposição individual de Joana Vasconcelos, que reúne obras inéditas, algumas peças icónicas produzidas pela artista desde 2000, e ainda obras da Coleção de Arte Fundação EDP, estabelecendo um diálogo entre o património da eletricidade, a tecnologia e as artes plásticas.

Plug-in tem lugar em ambos os edifícios do museu, agora designados como MAAT Central e MAAT Gallery. No primeiro, a artista apresenta a Árvore da Vida (2023), criada no contexto da Temporada Cruzada Portugal-França e adaptada agora à Central Tejo. No MAAT Gallery, são apresentadas sete obras no total: a inédita Drag Race (2023), que estabelece um diálogo com War Games (2011), duas viaturas convencionais transformadas em obras de arte, a primeira exuberantemente ornamentada com talha dourada e plumas e a segunda coberta com espingardas brinquedo e recheada com bonecos de peluche. Duas peças que marcaram presença no Guggenheim Museum de Bilbau são apresentadas pela primeira vez em Lisboa: a máscara de espelhos popularizada com o título I’ll Be Your Mirror (2019) e o gigantesco anel Solitário (2018), que está instalado no exterior do museu. Da Ásia chega a escultura têxtil Valkyrie Octopus criada em 2015 para o resort MGM Macau, pela primeira vez na Europa, agora na Galeria Oval.

A estas obras da produção mais recente da artista, junta-se uma outra pertencente à Coleção de Arte Fundação EDP, que permite revisitar a sua história, sem nunca perder a ligação elétrica que dá o mote a esta exposição. Strangers in the Night (2000) marcou presença nesta mesma localização em Medley, a primeira retrospetiva de Joana Vasconcelos, tornada possível pela primeira edição do Prémio Novos Artistas Fundação EDP que lhe foi atribuído em 2000. 23 anos mais tarde – e depois de ter firmado o seu nome na cena mundial – a artista portuguesa regressa à beira-rio com uma exposição ambiciosa. A partir do património da eletricidade, que está na génese da atuação da Fundação EDP, e do diálogo entre tecnologia e artes plásticas, presente em muitas das suas criações, restabelece a ligação com o público da sua cidade.

Joana Vasconcelos foi a primeira artista a vencer o Prémio Novos Artistas Fundação EDP, em 2000: “Ainda me lembro do dia em que o João Pinharanda me ligou a dizer que eu tinha ganho a primeira edição do Prémio Novos Artistas da EDP. Foi uma das raras vezes na minha vida – a outra aconteceu com Versalhes – em que fiquei verdadeiramente surpreendida. Eu ia a conduzir, comecei a rir e tive que parar o carro. Quando percebi que ele estava a falar a sério fiquei radiante de alegria, obviamente, e comecei a pensar no que ia fazer com aquele dinheiro. Decidi logo comprar a câmara de vídeo que me permitiu filmar o Fátimashop, o Hand-Made e uma série de outras coisas. Desde o início, o prémio EDP afirmou-se como um momento muito importante, que despoletou muitas coisas na minha obra.”

Curador: João Pinharanda

Visitas orientadas

Todos os dias, com exceção das terças-feiras: 13.30, 16.00 e 18.00 (MAAT Gallery)

Sábados e domingos: 11.00 (MAAT Central)

[Visitas gratuitas mediante apresentação de bilhete de entrada no museu.] 

Das 10h às 19h


Dia 6 de abril: 12 horas em festa

Para assinalar o encerramento de Plug-In, o MAAT e a artista propõem um dia completo com visitas, sessões de yoga e de meditação, uma conversa entre Joana Vasconcelos e Fernando Alvim e performances de dança contemporânea em diálogo próximo e imersivo com as obras da exposição. 

PROGRAMA DETALHADO

9:30 – 10:30 

Yoga com Arte 

MAAT Gallery (Galeria Oval): Valkyrie Octopus

12:00 – 12:30 

Meditação do Chacra do Coração 

MAAT Gallery (Galeria Oval): Valkyrie Octopus

16:00 – 17:30 

Conversa entre Joana Vasconcelos e Fernando Alvim

MAAT Gallery (Galeria Oval): Valkyrie Octopus

Conversa com a artista Joana Vasconcelos e o locutor e apresentador de TV Fernando Alvim, em torno do tema “humor, arte e criatividade”. 

18:00 – 18:20 

TYPE TYPE TYPE WORLD, Performance de dança com EDEVA

Coreógrafos: Filipe Narciso I Eva Vieira de Almeida

MAAT Gallery (Galeria Oval): Valkyrie Octopus

Cada bailarino representa uma letra em constante movimento, contribuindo para a composição de palavras visuais na forma de dança. Performance da Escola de Dança Eva Vieira de Almeida, estabelecida em 2014 no centro histórico de Oeiras, é uma instituição dedicada a moldar estudantes de dança em artistas versáteis e únicos.

18:45 – 19:15

ÊXODO, Performance de dança com MAHATMA

Coreógrafa: Eva Vieira de Almeida

MAAT Central: Árvore da Vida

“Êxodo“ explora a fuga de todos nós de algo…

É uma jornada de autodescoberta, crescimento e empatia, reconhecendo que somos todos feitos da mesma essência e matéria, partilhando a responsabilidade de impedir que o mal prevaleça. Performance da Mahatma Dance Company, fundada em novembro de 2021 como parte da Escola de Dança Eva Vieira de Almeida, e que tem como missão difundir a dança como uma linguagem universal de conexão e partilha. 

19:30 – 23:00 

DJ live performance com HNRQ 

HNRQ

Hnrq é dj, programador e yogi. É nesta multidisciplinaridade que encontra o seu centro juntando o Yin e o Yang. Estreou-se em 2006 nos bares do bairro alto e desde 2008 que é presença assídua em clubes e festivais por todo o país. Em 2020 é convidado para integrar a equipa do Lux Frágil e em 2023 estreia a sua noite Visceral. 

Leia Também

actualizado 28/03/2024

Mapa

Maat - Museu de Arte, Arquitetura…
11 Dez 2023 » 08 Abr 2024

Cidade Online

Escolha o Idioma