Artigo já terminou no dia 15/05/2024
15 Mai 2024 - 18:00

LANÇAMENTO "A Cartografia de Magalhães"

Biblioteca Nacional de Portugal - Lisboa
Acesso Biblioteca Nacional, Lisboa, PortugalBiblioteca Nacional de Portugal
Site Clique para e-mail

Informação

A Cartografia de Magalhães / The Cartography of Magellan

LANÇAMENTO | 15 maio '24 | 18h00 | Auditório | Entrada livre

A viagem que este livro propõe irá transportar o leitor a várias épocas históricas e a diferentes regiões do mundo. A primeira parte trata da cartografia náutica do Atlântico e do Índico produzida entre a segunda metade do século XV e cerca de 1519. Nela se ilustra a evolução do conhecimento geográfico no período que antecedeu a missão de Magalhães, com especial realce para a costa de África, Oceano Índico e Sueste asiático, e como ela se refletiu na cartografia náutica da época.

A segunda parte do livro aborda o reflexo da viagem na cartografia europeia do século XVI, com especial enfoque na representação do Oceano Índico e das Molucas. O livro está organizado em trinta e quatro capítulos, dedicados a uma carta, grupo de cartas ou atlas. Para cada, é fornecida uma pequena bibliografia, destinada a creditar os autores citados e a orientar o leitor interessado em aprofundar os temas abordados. O último capítulo (Epílogo) sintetiza e discute a evolução da representação das Molucas na cartografia náutica, entre 1502 e 1600.

O livro encontra-se profusamente ilustrado com imagens de alta resolução das cartas nele discutidas, . Todas elas se encontram na base de dados desenvolvida pelo projeto Medea-Chart.

Sobre os autores

Joaquim Alves Gaspar é oficial da Armada (reformado), especialista em navegação e cartografia matemática, e doutorado em Gestão da Informação - Sistemas de Informação Geográfica. É atualmente investigador do Centro Interuniversitário de História da Ciência e Tecnologia, na Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa, onde lidera o projeto de investigação Medea-Chart, financiado pelo Conselho Europeu de Investigação. A sua área de investigação é a história da cartografia náutica, no âmbito da qual tem vindo a desenvolver novos métodos de análise cartométrica e modelação numérica destinadas a melhor se compreender como as cartas medievais e renascentistas eram construídas e utilizadas. De entre os seus trabalhos mais recentes, estão os artigos publicados em revistas internacionais sobre o planisfério de Cantino (Imago Mundi, 2012), o mapa-mundo de Gerard Mercator (Imago Mundi, 2014, 2015; Journal of Navigation, 2016), a relação entre cartas náuticas e mapas geográficos no Renascimento (Journal of Early Modern History, 2019) e a génese da cartografia náutica (Imago Mundi, 2019).

Šima Krtalic é aluna de doutoramento em História e Filosofia das Ciências na Faculdade de Ciências da Faculdade de Lisboa, e membro do projeto Medea-Chart. Tem um BA em Liberal Arts pelo Sarah Lawrence College (EUA) e completou um mestrado em Ciência dos Materiais Arqueológicos pela Universidade de Évora. O seu trabalho de investigação está atualmente focado nas técnicas artísticas e práticas artesanais ligadas à criação de cartas náuticas manuscritas dos períodos medieval e pré-moderno. Šima Krtalic é autora de "Anchoring the Image of the Sea: Copying Coastlines on Manuscript Nautical Charts from the Late Middle Ages and Early Modern Period" (Imago Mundi, 2022) e "Two Sixteenth-Century Nautical Charts of the South Atlantic Ocean: An Early Example of Cartography Used at Sea" (Journal of Navigation, 2023).

Leia Também

Enviado 10/05/2024 por: maria-carla-araujo

Mapa

Biblioteca Nacional de Portugal
15 Mai 2024

Cidade Online

Escolha o Idioma