Quantcast
Artigo já terminou no dia 01/03/2020
17 Jan 2020 » 01 Mar 2020

Louça Tradicional de Barcelos, um passado com futuro

Barcelos, Torre Medieval - Barcelos
Largo Sr. da Cruz Barcelos, Torre Medieval

Informação

Exposição de Louça Tradicional de Barcelos pela cerâmica Humberto Carlos Leal Macedo.

Barcelos é considerado como um dos mais importantes núcleos de olaria em Portugal, em virtude da existência abundante de barro na região, havendo registos de produção olárica desde a Idade Média. A olaria de Barcelos era, sem dúvida, um dos produtos mais importantes de qualquer feira realizada em Portugal, apresentando uma variedade enorme de louça e de grande qualidade.

Com o objetivo de promover este produto identitário deste território, em 2018, iniciou-se o ciclo de exposições dedicado à Olaria de Barcelos. Em 2020, este ciclo incide sobre a cerâmica de louça regional de Humberto Carlos Leal Macedo, localizada na Rua de Nossa Senhora do Facho, na freguesia da Lama.

Esta é uma empresa que passou de geração em geração, sempre com o mesmo tipo de produção. Antes de pertencer a Humberto Macedo, a empresa pertenceu aos seus pais, David Gomes Macedo e Maria Assunção Fernandes, que, por sua vez, a tinham herdado dos seus progenitores. A louça da Cerâmica Humberto Macedo tem uma linha de identidade caracterizada por motivos decorativos em branco e/ou verdes e pretos, sendo que a coloração a branco fica a cargo das senhoras, por sua vez, o verde e o preto é da inteiro responsabilidade de Humberto, que tem um talento natural para a pintura decorativa.

Entrada livre

publicado 01/02/2020

Experiências e Presentes em Promoção

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Barcelos, Torre Medieval
17 Jan 2020 » 01 Mar 2020

Cidade Online

Escolha o Idioma