Loures reforça apoio às Associações de Bombeiros do concelho

Loures
Loures

Informação

A Câmara Municipal de Loures aprovou, em reunião do executivo, o apoio financeiro de mais de dois milhões de euros destinados às sete associações dos corpos de bombeiros voluntários do concelho e ainda à Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide, para o ano de 2022.

A verba agora aprovada diz respeito a apoios a conceder às associações de bombeiros no âmbito do associativismo e voluntariado em bombeiros, a protocolos entre o Município, a Autoridade Nacional de Emergência e Proteção Civil e quatro associações de bombeiros do concelho para a constituição de Equipas de Intervenção Permanente (EIP) onde elas não ainda não existiam (Fanhões, Loures, Moscavide e Portela e Zambujal, que agora se juntam a Bucelas, Camarate e Sacavém) e ainda aos protocolos entre o Município e as sete associações de bombeiros de Loures para a manutenção do Grupo de Intervenção Permanente.

A Associação de Radioamadores da Vila de Moscavide é igualmente contemplada neste conjunto de apoios “porque as comunicações em emergência são um instrumento decisivo na gestão e operacionalização das atividades de proteção civil em contexto de acidente grave ou catástrofe”, conforme se lê na proposta aprovada por unanimidade.

Para o presidente da autarquia lourense, Ricardo Leão, subscritor das propostas, “o papel dos corpos de bombeiros voluntários no nosso concelho é fundamental para a defesa das populações e dos seus bens. E é preciso reconhecê-lo. Temos de apoiar estes homens e mulheres que, por vezes com o sacrifício das próprias vidas, trabalham para a comunidade”.

O reforço da capacidade operacional dos bombeiros voluntários do concelho de Loures, nomeadamente dos seus meios humanos e técnicos, bem como a manutenção de infraestruturas e a aquisição de equipamento de combate a incêndios, são algumas das áreas que vão ser abrangidas pelas verbas aprovadas.

Leia Também

publicado 04/02/2022

Mapa

Cidade Online

Escolha o Idioma