O LUMINA – Festival de Luz, considerado pelo jornal britânico The Guardian um dos 10 melhores festivais de Luz na Europa, está de regresso a Cascais para uma 8ª edição, nos dias 12, 13 e 14 de setembro de 2025. O evento, com entrada gratuita, convida o público de todas as idades a percorrer múltiplas instalações de luz ao longo da vila, entre as quais obras interativas, obras escultóricas, instalações de video mapping e performances ao vivo, em três noites recheadas de arte, música e tecnologia.
A iniciativa, com produção e curadoria do ateliê criativo OCUBO e o apoio da Câmara Municipal de Cascais, vai transformar as ruas numa grande experiência cultural integrada, interativa e multissensorial, após ter acolhido, nas edições anteriores, mais de um milhão e meio de visitantes nacionais e internacionais. Ao todo, o LUMINA foi palco de 136 instalações artísticas, desenhadas por artistas provenientes de 26 nacionalidades, tendo como objetivo atrair novos públicos e promover o acesso à arte, abolindo barreiras sociais e culturais.
Segundo Carole Purnelle, CEO do ateliê OCUBO, “O LUMINA é uma grande celebração da arte, que transforma Cascais num grande palco para a criatividade e inovação, trazendo protagonistas do universo artístico de todo o mundo para desafiar o público a explorar novas perspetivas, novos olhares e novas formas de pensar. Esta iniciativa parte da beleza singular da vila para criar uma oportunidade inovadora para que milhares de visitantes conheçam os seus encantos de uma forma completamente nova. Aqui, o público é um participante ativo da construção de toda a experiência, interagindo com ela, absorvendo-a à luz do seu olhar único.
Para reforçar a valorização da criatividade e da arte digital em Portugal, a plataforma Portugal Agenda irá apoiar esta iniciativa com a atribuição do prémio Portugal Agenda New Lights, atribuído ao projeto mais votado pelo público, no valor de 1.000€, como explica Nuno Maya, Cofundador e Diretor do LUMINA: “Com este prémio, queremos não só destacar a inovação no panorama artístico nacional e internacional, como também dar palco a novos talentos que estão a transformar a arte digital com a sua criatividade única e visão disruptiva”.
Para participarem neste open call, os criadores devem submeter as suas candidaturas até ao dia 11 de julho e entregar os projetos até ao dia 31 de agosto, através do formulário de candidatura em LUMINA: International Video Mapping Open Call - Portugal Agenda. Todos os trabalhos serão avaliados pela Direção Artística do LUMINA, que selecionará os projetos finalistas.
As obras escolhidas serão projetadas na fachada do Centro Cultural de Cascais durante o festival, entre 12 e 14 de setembro de 2025, e, até 21 de setembro, o público poderá votar online na sua obra favorita. A criação com mais votos será a vencedora do Prémio Portugal Agenda New Lights.
O LUMINA, com produção e curadoria do ateliê criativo OCUBO e o apoio da Câmara Municipal de Cascais, vai transformar as ruas da vila numa grande experiência cultural integrada, interativa e multissensorial. A entrada é gratuita.