Museu de (A) Brincar

Arronches - Arronches
Telef: 245 580 088 Site Clique para e-mail

Informação

Perdida sua função inicial, já em pleno séc. XX a Fortaleza foi transformada em sala de espectáculos, mais tarde por cima, veio a instalar-se um Posto da GNR, aproveitando o piso térreo para seu depósito. Em 1974, e até aos anos 90, a Fortaleza foi  Quartel dos Bombeiros, sendo hoje o Museu de (a) Brincar que à sua maneira recorda, de forma sugestiva, a memória deste espaço pleno de história.

A colecção exposta é fruto de recolhas na região, doações particulares e aquisições da Autarquia. O espólio tem aumentado consideravelmente desde a inauguração do Museu, uma vez que, os próprios visitantes acabam por se entusiasmar com o espírito do projecto e todos os meses a colecção cresce com doações particulares.

A colecção abarca todo o Séc. XX e a última metade do Séc. XIX, com brinquedos das mais variadas origens, materiais e temas. De salientrar o número considerável de brinquedos de papel adquiridos, quase por acaso, num antiquário da região.

O Museu possui várias exposições temáticas: a memória do lugar, os mestres carpinteiros de carroças, brinquedo de cá, canto da bonecada, por terra, mar e ar, jogos e passatempos, maquetes de papel, teatro de fantoches, classe de Escola do "Estado Novo", Portugal dos pequenitos.

Venha até Arronches conhecer o Museu de (A) Brincar.

Mapa

Experiências para a sua viagem

Temos várias experiências para uma visita única

ver mais
Arronches

Cidade Online

Escolha o Idioma