Norman Parkinson - Sempre na Moda

Centro Cultural de Cascais - Cascais

Norman Parkinson - Sempre na Moda

28 Set 2018 » 20 Jan 2019 (Centro Cultural de Cascais)

A Fundação D. Luís I apresenta, pela primeira vez em Portugal e no mundo, a exposição retrospetiva Norman Parkinson: Sempre na Moda.

Lembrado pelo seu olhar inovador e único, Norman Parkinson foi decisivo para as transformações na fotografia de moda no século XX. Ao longo de 56 anos de carreira desenvolveu um estilo distinto, embarcando na fotografia nos anos 30 e trabalhando continuamente até à sua morte, em 1990. 

Nas suas fotografias materializou-se o estilo do século XX: desde o período pré-guerra dos anos 30 na Grã-Bretanha, a austeridade da moda na Segunda Guerra Mundial, o New Look parisiense dos anos 50 e o London Swinging nos anos 60, até ao glamour e brilho dos anos 70 e 80.

Com um olhar “fora da caixa”, Parkinson começou a ter reconhecimento nos seus primeiros anos quando revolucionou a fotografia movendo os modelos femininos do ambiente estático, sério e controlado dos estúdios fotográficos para locais da vida quotidiana e ambientes exóticos. Este dinâmico e espontâneo estilo ganhou a atenção de inúmeras revistas de moda, incluindo a Harper's Bazaar, a Vogue e a Town & Country, o que lhe veio a garantir reconhecimento internacional. 

A exposição Norman Parkinson: Sempre na Moda representa uma generosa retrospetiva da carreira influente de Parkinson, dando a conhecer 80 fotografias que, ao refletirem a transformação da moda feminina, ajudaram a redesenhar o modo como esta foi sendo comunicada ao longo de décadas.


Norman Parkinson – Biografia
Ronald William Parkinson Smith nasceu a 21 de abril, de 1913, em Londres. Frequentou a Westminster School onde desenvolveu um interesse pela arte. Após a sua educação formal, Parkinson fez um estágio com o fotógrafo Richard N Speaight em Londres, onde aprendeu a dominar as técnicas da fotografia. Em 1934, abriu o seu próprio estúdio na Dover Street, em frente ao Ritz Hotel, com outro jovem fotógrafo chamado Norman Kibbkewhite, tendo combinado que criariam um nome profissional a partir dos nomes dos dois. A parceria com Kibbkewhite não durou muito, mas Parkinson decidiu manter o nome profissional que tinham criado. 
A primeira exposição montada por Parkinson no seu estúdio, em 1935, incluiu trabalhos importantes como o retrato de Vivien Leigh. Trabalhando em diferentes estilos para múltiplas revistas, incluindo The Bystander, The Sketch e Tatler, o seu trabalho de moda acabou por ser publicado na edição britânica da Harper's Bazaar, tendo sido considerado pioneiro no estilo “action realism”.
Ao longo de seis décadas, muitas centenas de fotografias de Parkinson foram publicadas nas mais reconhecidas revistas de moda como a Vogue, Harper’s Bazaar, The Queen e na Town and Country de Hearst. Fotografou modelos como Wenda Roberson, com quem viria a casar, Barbara Goalen, Jean Shrimpton, Celia Hammond, Jill Kennington, Twiggy, Nena Von Schlebrügge, Jerry Hall e Iman. Do mundo de Hollywood destacam-se os atores Montgomery Clift, Elizabeth Taylor, Audrey Hepburn, Gregory Peck, Ava Gardner e Katharine Hepburn. O número de figuras da moda, cinema, literatura, música e política fotografados por Parkinson é infindável. 
As realizações de Parkinson foram reconhecidas pela rainha Isabel II quando, em 1981, foi condecorado como um C.B.E. (Comandante do Império Britânico). No mesmo ano, foi homenageado com uma grande exposição retrospetiva na National Portrait Gallery de Londres. A exposição incluiu uma série de novos retratos encomendados que foram complementados com destaques do trabalho realizado para a revista Town and Country de Hearst, para quem ele trabalhou consistentemente até ao final da sua carreira. De entre os seus trabalhos mais recentes fazem parte retratos de moda de Carmen Dell’Oreficce, ainda uma modelo de renome internacional, cuja carreira ele ajudou a relançar em 1980 e com quem trabalhou ao longo de quarenta anos.
Morreu em Fevereiro de 1990 em Singapura, depois de ter sofrido uma hemorragia cerebral enquanto fotografava na Malásia.

publicado 28/09/2018

Norman Parkinson - Sempre na Moda
28 Set 2018 » 20 Jan 2019

Av. Rei Humberto II de Itália(Centro Cultural de Cascais)

Comentários

Reservas com as melhores tarifas