Artigo já terminou no dia 21/04/2024
24 Fev 2024 » 21 Abr 2024

“NOUS” exposição

Centro Cultural de Cascais - Cascais
Av. Rei Humberto II de Itália 2750, 2750-642 CascaisCentro Cultural de Cascais

Informação

De 24 de fevereiro a 21 de abril de 2024, obras do artista plástico português Paulo Perdigão estarão expostas no Centro Cultural de Cascais.

Nas obras que apresenta no Centro Cultural de Cascais a partir de 24 de fevereiro, Paulo Perdigão (Lisboa, 1980) desenvolve os temas que, nos últimos anos, o têm inquietado: a permanente busca pela evolução e o constante movimento de renovação pessoal que atravessa. Estas pinturas e as esculturas, expostas pela primeira vez, são o veículo pelo qual o artista reflete sobre o seu processo  criativo e sobre o que o levou a voltar a pintar depois de 17 anos de inatividade. 

Antes de construir um sólido percurso profissional na área da comunicação, Paulo Perdigão estudou Artes no ensino secundário e frequentou  a licenciatura em Arquitetura, entretanto não concluída. Pese embora o entusiasmo em torno do seu trabalho artístico autoral, no período em que se dedicou à publicidade a pintura passou ao segundo plano. Foi apenas nos últimos 5 anos que decidiu voltar a pintar  de forma exclusiva.  

Nascia aí a série “'This  page is a terrible idea”, a primeira em que o artista retoma ideias que há muito estavam adormecidas, repensando-as e expressando-as através da pintura a óleo em obras que agora integram “NOUS”, a sua primeira grande exposição individual. 

As características conceptuais e técnicas da obra de Perdigão, primorosamente minuciosa e detalhista,  conferem-lhe um caráter único e contemporâneo. Em Cascais, estarão expostas telas em que o pintor representa figurativamente folhas de papel amassadas onde estariam ideias ultrapassadas ou descartadas, num exercício quase metalinguístico sobre o processo da  criação de uma obra de arte. O visitante poderá ainda ver pinturas da série “Windows of perception”, sobre a maleabilidade da nossa perceção do mundo real.  

Além das pinturas a óleo, é apresentada também uma obra de grandes dimensões composta por 200 folhas de papel A4 pintadas, uma a uma, com tinta acrílica. Os visitantes também são convidados a descobrir, ao redor das salas de exposição, 50 pequenas esculturas em ferro fundido que, em cor, tamanho e forma, remetem aos clássicos post-its. Em cada um deles o artista escreveu lembretes para si próprio, mas também para todos nós.  

A exposição também integra uma seleção de esculturas em ferro pintado retiradas da série de trabalhos intitulada “Made from Scratch”, através das quais o artista convida-nos, “a reconsiderar o negligenciado, a encontrar beleza no improvável e a valorizar a arte da imperfeição”, apresentando “linhas simples que evocam a inocência de um rabisco. Cada traço, cada marca, conta uma história de  resiliência e renovação materializando o renascimento e a reinvenção”. 

Leia Também

publicado 19/02/2024

Mapa

Centro Cultural de Cascais
24 Fev 2024 » 21 Abr 2024

Cidade Online

Escolha o Idioma