Em 2017 o Andanças acontecerá durante 4 dias, de 8 a 11 de agosto, na vila de Castelo de Vide,  assinalando a sua vigésima segunda edição, sob o tema Andanças, em Redor da Vila – Castelo de Vide.

A realização do Andanças em Castelo de Vide nasce da vontade de garantir o futuro do festival, após o incêndio que ocorreu em 2016, sendo agora uma edição num formato mais reduzido, tanto em número de dias, como em número de públicos. 

A bonita vila de Castelo de Vide será assim o cenário da nova edição do Andanças, onde as danças e as músicas tradicionais do mundo, as diversas oficinas, os passeios, os bailes, os concertos,  as sessões de cinema, a programação especialmente dedicada a crianças e famílias, animarão as ruas e os espaços da vila do Alto Alentejo.

O Andanças 2017 manterá o mesmo formato e continuará a ser um festival onde o público deixa a típica postura de espetador para assumir um papel ativo, participando nas dezenas de oficinas e atividades que preenchem cada dia. 

Entre os vários espaços programados destaca-se o recinto do festival no antigo campo de tiro, a oferecer vistas panorâmicas da paisagem circundante e das montanhas que envolvem a vila, assim como diversos recantos com sombras e árvores. Nesta área estarão três palcos de bailes e oficinas, o Espaço Crianças e Famílias, o Espaço das Atividades Paralelas assim como várias áreas lounge e um bar.

Estreitando laços com a comunidade que o acolhe, está prevista programação aberta e gratuita a todos, que acontecerá no Coreto do Jardim Público no Cineteatro Mouzinho da Silveira, na Igreja de S. Francisco, nas ruas da vila de  Castelo de Vide e também em Póvoa e Meadas, com um dia de Andamentos. O Mercado de Artesanato e os Espaços de Restauração também estarão acessíveis a todos.

No Andanças 2017 não faltará dança e música, um convite constante para experimentar e partilhar através destas formas de expressão e para viajar por universos sonoros e sensoriais de outras partes do mundo. Haverá mais de 40 oficinas, 30 atividades para crianças e famílias, 30 bailes, 10 concertos, 20 atividades de relaxamento e desenvolvimento pessoal, assim como vários passeios e atividades locais.

Este ano a caneca Andanças, ex-libris do festival, para além de ajudar a manter o festival livre de plásticos e descartáveis, transformar-se-á num símbolo da solidariedade. A venda das canecas Andanças reverterá a favor da AJUDADA Andanças 2016 – movimento espontâneo, informal e independente de solidariedade e entreajuda, baseado numa rede alargada de grupos locais e regionais de voluntários, criado para dar apoio aos lesados do incêndio no Andanças em 2016.

Como em anos anteriores o campismo será gratuito, embora limitado por se encontrar também na vila. Ofereceremos, também gratuitamente, a possibilidade de acantonamento no Pavilhão Gimnodesportivo, para o qual será necessário reservar espaço.  

Apesar de não haver um parque de estacionamento oficial, serão criadas várias bolsas de estacionamento em diferentes pontos da vila.  

Em 2017, o Andanças continuará a ser um laboratório de ideias, experiências, criações, como génese de sonhos e momentos de sinergias, assentes nos pilares da música e da dança, do voluntariado, da sustentabilidade e da comunidade - que este ano estará ainda mais presente!

 

O Andanças, mais do que um Festival de Música e de Dança, pretende continuar a ser um festival onde se é, se dança, se aprende, se está em família e se faz parte!